Proposta de utilização de método de estruturação de problemas para inovação: O caso da baixa adesão ao PIBITI
Estimulo a inovação; PIBITI; método de estruturação de problemas; Strategic Options of Development and Analysis (SODA)
De acordo com o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, o governo, representado pela União, Estados, Municípios, agências de fomento, fundações e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de formal geral, concede bolsas de estímulo à inovação no ambiente produtivo, isso como forma de impulsionar a formação de recursos humanos, para alocação tanto nas ICTs quanto em empresas. Entre as atividades de estímulo à pesquisa, temos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Apesar do PIBITI ter sido criado na UFERSA em 2012, não se observa o mesmo desenvolvimento quanto ao programa pois, no decorrer dos anos, não houve um avanço no que diz respeito ao interesse dos docentes em participarem e se envolverem no processo seletivo do referido programa, tal como tem sido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Assim, diante do contexto apresentado, a dissertação desenvolvida a partir deste projeto busca resolver o seguinte questionamento: “Quais os fatores que implicam em uma baixa demanda dos docentes no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI?”. Para responder a questão, este projeto tem como objetivo Propor um modelo de estruturação de problemas relacionados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), utilizando a abordagem Strategic Options of Development and Analysis (SODA), para identificar as principais causas da baixa adesão docente e propor medidas para mitigação do problema. Serão entrevistados seis docentes envolvidos com o PIBITI, sendo dois participantes da Comissão do processo seletivo, dois docentes contemplados e dois docentes que já participaram do programa, mas não manifestaram mais interesse. Já foram obtidos resultados de quatro entrevistas, sendo montados os mapas cognitivos dos mesmos. Além dos resultados já obtidos, pretende-se realizar mais duas entrevistas. Em seguida, apresentar os mapas cognitivos individuais a cada um dos entrevistados. Posteriormente, será elaborado um mapa cognitivo para o grupo, resumindo todos os pontos de vista dos entrevistados. Os resultados serão apresentados aos mesmos e rediscutidos. Com base nas causas identificadas serão propostas melhorias que serão levadas ao Comitê para potencial utilização. Além disso, pretende-se propor ajustes para o processo seletivo, utilizando método de apoio à tomada de decisão multicritério ou de apoio a tomada de decisão em grupo.