A PERCEPÇÃO DOS AUDITORES INTERNOS SOBRE A DUALIDADE ENTRE AS FUNÇÕES DE AUDITORIA
AVALIATIVA E DE CONSULTORIA, NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO
Auditoria interna; Auditoria avaliativa; Consultoria; Dualidade; Instituições Federais de Ensino; Teoria da
Agência; Governança Corporativa.
A auditoria interna evoluiu de um papel de suporte para uma posição estratégica na governança
corporativa. A consultoria foi oficialmente inserida como uma função da auditoria interna, visando
agregar valor e melhorar processos, gestão de riscos e governança. Essa inclusão gerou uma dualidade
complexa: a auditoria avaliativa é unilateral e acentua o ceticismo profissional, enquanto a consultoria é
colaborativa e com escopo acordado com o cliente. Observa-se que a cultura de desconfiança em
órgãos públicos brasileiros pode levar gestores a limitar os serviços de consultoria. A pesquisa adota
uma abordagem qualitativa, fundamentada na corrente construcionista e interpretativista, para explorar
como as percepções dos auditores moldam o ambiente de trabalho e as relações nas IFEs. O estudo
visa preencher lacunas teóricas e práticas, oferecendo uma compreensão aprofundada sobre essa
dualidade e contribuindo para futuras análises comparativas.