MARKETING DE INFLUÊNCIA VERDE E O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DA GERAÇÃO Z: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA IES ESTADUAL
Marketing de influência verde. Influenciadores digitais. Consumo sustentável. Geração Z.
As mudanças sociais e ambientais influenciam diretamente os hábitos de consumo da sociedade atual. Nesse cenário, os influenciadores digitais se destacam por sua capacidade de impactar comportamentos, especialmente entre os jovens da Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, que estão fortemente conectados ao ambiente digital. Este estudo tenta compreender como o marketing de influência verde pode interferir nas práticas de consumo sustentável entre os estudantes da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN). Como metodologia, a pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, com base na aplicação de um questionário estruturado, elaborado a partir de estudos validados, envolvendo temas como a importância de influenciadores digitais, comportamento de compra sustentável, e barreiras para o consumo consciente. Como método de análise, serão aplicadas técnicas estatísticas como Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla, com suporte do software SPSS. Quanto aos resultados, espera-se revelar se os influenciadores digitais, considerados ecológicos, são agentes de mudança do comportamento de compra sustentável no contexto universitário.