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Thèses |
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ADAMS MORAIS ALVES
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ABSORÇÃO DE CONTEÚDOS DE INOVAÇÃO VEICULADOS POR MEIO DO RÁDIO EM COMUNIDADES RURAIS DE MOSSORÓ: UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE MAISA
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Leader : LEONARDO QUERIDO CARDENAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LEONARDO QUERIDO CARDENAS
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CLAUDIO VINICIUS SILVA FARIAS
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FABIANO JOSÉ MORAIS DA SILVA
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Data: 12 avr. 2022
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Quando se fala em avanços tecnológicos e de inovação na zona rural, é natural fazer associação com as máquinas agrícolas, ferramentas eletrônicas de produção, veículos traçados, entre outros utensílios. Mas quanto a outra necessidade básica do homem, a comunicação: os camponeses conseguem ter acesso à instantaneidade das conexões atuais? Esse trabalho tem como objetivo principal compreender como a inovação é absorvida e disseminada no meio rural a partir do veículo de comunicação rádio e dos podcasts, a partir de um estudo de caso realizado na maior comunidade rural de Mossoró (RN), a MAISA. Considerando que as leis brasileiras no contexto da inovação estão passando por transformações, esse trabalho pode trazer análises, fomentando novos indicativos para governos e iniciativa privada buscarem melhoramentos na legislação e na adoção de novas políticas públicas, principalmente no meio rural.
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KATIANE DANTAS SOARES
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Proposta de utilização de método de estruturação de problemas para inovação: O caso da baixa adesão ao PIBITI
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Leader : THOMAS EDSON ESPINDOLA GONCALO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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FRANCISCO MILTON MENDES NETO
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MARCELO BARBOSA BEZERRA
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MARCIO LUIS VALENÇA ARAÚJO
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THOMAS EDSON ESPINDOLA GONCALO
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Data: 16 mai 2022
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De acordo com o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, o governo, representado pela União, Estados, Municípios, agências de fomento, fundações e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de formal geral, concede bolsas de estímulo à inovação no ambiente produtivo, isso como forma de impulsionar a formação de recursos humanos, para alocação tanto nas ICTs quanto em empresas. Entre as atividades de estímulo à pesquisa, temos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Apesar do PIBITI ter sido criado na UFERSA em 2012, não se observa o mesmo desenvolvimento quanto ao programa pois, no decorrer dos anos, não houve um avanço no que diz respeito ao interesse dos docentes em participarem e se envolverem no processo seletivo do referido programa, tal como tem sido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Assim, diante do contexto apresentado, a dissertação desenvolvida a partir deste projeto busca resolver o seguinte questionamento: “Quais os fatores que implicam em uma baixa demanda dos docentes no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI?”. Para responder a questão, este projeto tem como objetivo Propor um modelo de estruturação de problemas relacionados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), utilizando a abordagem Strategic Options of Development and Analysis (SODA), para identificar as principais causas da baixa adesão docente e propor medidas para mitigação do problema. Serão entrevistados seis docentes envolvidos com o PIBITI, sendo dois participantes da Comissão do processo seletivo, dois docentes contemplados e dois docentes que já participaram do programa, mas não manifestaram mais interesse. Já foram obtidos resultados de quatro entrevistas, sendo montados os mapas cognitivos dos mesmos. Além dos resultados já obtidos, pretende-se realizar mais duas entrevistas. Em seguida, apresentar os mapas cognitivos individuais a cada um dos entrevistados. Posteriormente, será elaborado um mapa cognitivo para o grupo, resumindo todos os pontos de vista dos entrevistados. Os resultados serão apresentados aos mesmos e rediscutidos. Com base nas causas identificadas serão propostas melhorias que serão levadas ao Comitê para potencial utilização. Além disso, pretende-se propor ajustes para o processo seletivo, utilizando método de apoio à tomada de decisão multicritério ou de apoio a tomada de decisão em grupo.
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MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES FERNANDES
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INFLUÊNCIA DAS EPIDEMIAS DE ZIKA E CHIKUNGUNYA NO BRASIL SOBRE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
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Leader : FRANCISCO SILVESTRE BRILHANTE BEZERRA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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FERNANDA MONTENEGRO DE CARVALHO ARAÚJO
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FRANCISCO SILVESTRE BRILHANTE BEZERRA
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SAMIRA ABDALLAH HANNA
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WASHINGTON SALES DO MONTE
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Data: 26 mai 2022
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Para analisar a influência das epidemias brasileiras de Zika e Chikungunya sobre o desenvolvimento científico e tecnológico, esse estudo, do tipo longitudinal, se baseará principalmente em prospecção científica e tecnológica. O levantamento de dados epidemiológicos, a busca de diretórios de grupos de pesquisa, a identificação de produtos gerados e a busca por contratos de Transferência de Tecnologia para as doenças em questão também serão efetuados. Além disso, o estudo objetiva a produção de um manual de recomendações ao desenvolvimento de produtos de forma antecipada para doenças possivelmente emergentes no Brasil.
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FRANCISCO FERNANDES BEZERRA JUNIOR
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AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PATENTES, MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS PARA A DISSEMINAÇÃO DA PRÁTICA DE PATENTEAMENTO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
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Leader : LIZ CAROLINA DA SILVA LAGOS CORTES ASSIS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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CARLOS EDUARDO DE ANDRADE E SILVA
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FRANCISCO SILVESTRE BRILHANTE BEZERRA
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SILVIA MANOELA SANTOS DE JESUS
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TECIA VIEIRA CARVALHO
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Data: 18 août 2022
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O estudo em questão busca descrever a percepção dos docentes com relação ao patenteamento acadêmico na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com uma amostra total de 249 docentes, todos efetivos. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e de caráter descritivo e observacional com levantamento e mensuração estruturada de dados. Para a análise estatística os dados serão compilados através de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel e os dados submetidos à análise de cluster. A parti do do diagnóstico provido pela pesquisa, objetiva-se criar práticas para disseminação do conhecimento sobre redação de patentes para docentes e pesquisadores da UFERSA
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PRISCILLA FELIPE DE SOUSA
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AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE
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Leader : FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
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FRANCISCO SILVESTRE BRILHANTE BEZERRA
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ANA CAROLINA FERREIRA MATOS
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VIVIANNI MARQUES LEITE DOS SANTOS
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Data: 30 août 2022
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O grande desafio das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) brasileiras no século XXI é agregar a inovação e o empreendedorismo à sua função acadêmica de ensino, de pesquisa e de extensão desempenhando um papel no Sistema de Inovação e no desenvolvimento econômico e tecnológico (ANDRADE, 2016). Nesse contexto, observam-se no país movimentos formais de fomento à inovação através de políticas que têm como objetivo alavancar o progresso tecnológico, estimulando a interação entre três agentes: universidade, empresa e governo (DOS REIS; RODRIGUES, 2020). Para atender essa demanda, as ICTs foram obrigadas a criar um órgão interno chamado Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) (BRASIL, 2004). A estrutura ideal de um NIT, de acordo com Souza (2013), deve envolver todo o processo de inovação. O objetivo geral dessa pesquisa é realizar um diagnóstico situacional das ações dos NITs do Rio Grande do Norte para o seu sistema de inovação e propor ações de gestão da inovação em NITs através de um manual. Esse trabalho terá impacto direto nos NITs e IES do estado, proporcionando vantagem competitiva a partir da maximização do aproveitamento estratégico da inovação e terá alta aplicabilidade nos NITs com abrangência estadual.
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