Projeto Pedagógico do Curso

O Parecer CNE/CES 1.303/2001 e a Resolução CNE/CES 8, DE 11 DE MARÇO DE 2002, que tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química, estabelecem as seguintes recomendações sobre o perfil dos formandos dos cursos de Licenciatura em Química.
“O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.”

As habilidades que o curso pretende desenvolver nos egressos foram discutidas ao longo da proposta do curso. Contudo, convém destacar algumas características mais específicas tais com:
● Autonomia do discente (ensinar o discente a aprender a aprender), numa perspectiva voltada para pesquisa;
● Visão interdisciplinar: a convivência com diferentes áreas
32
complementares do componente curricular contribuirão para atuação dos egressos a fim de promover a interdisciplinaridade;
● Cultura intelectual: o conteúdo generalista e abrangente da proposta contribuirá para a ampliação intelectual e cultural dos egressos;
● Reflexividade crítica: o curso de Licenciatura em Química da UFERSA na modalidade a distância formará o professor pesquisador apto a se compreender criticamente em construção no processo da relação ensino e aprendizagem que está em constante mudança;
● Inovação: o trabalho interdisciplinar em equipe e a flexibilidade do conteúdo curricular do curso irá propiciar uma inovação no ensino.
O Parecer CNE/CES 1.303/2001 e a Resolução CNE/CES 8, DE 11 DE MARÇO DE 2002 estabelecem que os cursos de Licenciatura em Química formam o profissional com as seguintes competências e habilidades

A Educação à Distância é uma modalidade de aprendizagem em que discentes e professores experienciam percursos de conhecimento no acoplamento com tecnologias digitais da informação e da comunicação – TDICs. Para além das tecnologias precedentes que favorecem os processos de aprendizagem – a conversação presencial, a mídia impressa, a rádio, a televisão, o livro - neste modelo de formação os sujeitos da aprendizagem se encontram em Ambientes de Apoio ao ensino-aprendizagem produzidos para o espaço virtual. Temos, por exemplo, o Ambiente Moodle na UFERSA que permite a coordenação do trabalho em EaD, a orientação das atividades a serem produzidas pelos discentes, a organização de repositório de materiais, dentre outros processos.
A participação ativa nesta experiência de ensino-aprendizagem requer que discentes e docentes se encontrem contando com computadores conectados à Internet. Além destas ferramentas tecnológicas, a EaD oportuniza novas produções ao expandirmos nossos projetos contando com programas de escrita coletiva, além de outras construções que surgem quando situações de aprendizagem são criadas e envolvem objetos digitais e tecnológicos.
A UFERSA prima pelos mesmos critérios de qualidade exigidos para a formação presencial, entretanto é necessário destacar que temos diferenças metodológicas entre as duas modalidades de formação.
Nossa proposta considera que o acoplamento de discentes e docentes com as TDICs pode potencializar processos de formação pessoal e acadêmico-profissional, na medida em que experimentamos a convergência entre pessoas e entre as mídias quando organizamos situações de ensino-aprendizagem na Internet e contemplamos nas situações de estudo/ensino-aprendizagem objetos e ambientes que favorecem a construção de conhecimentos. A EaD pressupõe um cuidado e um trabalho intenso das equipes de profissionais envolvidos de modo que os discentes encontrem as orientações, os materiais adequados e sintam-se acompanhados em sua trajetória de formação acadêmica. Ao mesmo tempo, esta modalidade de ensino-aprendizagem favorece a atitude autônoma da construção do conhecimento, suportada evidentemente por materiais didáticos de qualidade, aporte tecnológico para a interação com professores e tutores, indicação de fontes seguras de pesquisa e de encontros presenciais de orientação e acompanhamentos.
Os componentes curriculares de caráter experimental, que compõem a matriz curricular do curso de química, serão desenvolvidos através de experimentos virtuais e aulas práticas nos laboratórios de química dos polos.

A avaliação do Curso compreende três dimensões:
● A Pró-Reitoria de Graduação e o Colegiado de Curso organizam e implementam processos de avaliação da prática docente, processos estes que envolvem a participação de todos os discentes e professores na identificação e análise da qualidade do trabalho. A CPA (Comissão
Permanente de Avaliação) produz instrumentos que são disponibilizados no sistema da UFERSA e os resultados das avaliações permitem o planejamento de ações futuras com vistas à permanente qualificação do trabalho de formação universitária;
● A CPA (Comissão Permanente de Avaliação) realiza diagnóstico das condições das instalações físicas, equipamentos, acervos e qualidade dos espaços de trabalho da universidade e encaminha aos órgãos competentes as solicitações quando necessárias mudanças, adaptações que se colocam como necessárias no desenvolvimento das atividades de ensino;
● O Colegiado de Curso organiza espaços de discussão e acompanhamento da qualificação didático-pedagógica dos docentes através de levantamentos semestrais que permitem observar a produção dos professores e o investimento realizado no sentido da socialização de pesquisas em diferentes espaços da comunidade.

Nenhum conteúdo disponível até o momento
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02