O curso de Ciência da Computação não forma o profissional para uma área específica; do contrário, ao término do curso o aluno terá uma formação sólida com uma gama de competências e habilidades. Isto lhe proporcionará atuar em áreas como:
- Desenvolvimento de Sistemas de Informação;Além disso, o profissional de computação:
O mercado de trabalho para o formado em Ciência da Computação é bastante amplo. Ele pode exercer diversos cargos em empresas que utilizem tecnologia da informação, tais como engenheiro de software, programador, analista de sistema, gerente de projetos, engenheiro de redes, gerente de redes e várias outras denominações de cargos e funções. Como outra alternativa muito interessante e bastante promissora, o aluno egresso do curso pode montar o seu próprio negócio; muitas empresas do ramo da computação, como por exemplo Microsoft e Google, surgiram através de iniciativas individuais. Em particular, a região de Mossoró oferece muitas possibilidades nas áreas de Agronegócio, Tecnologia do Petróleo, Industria Salineira, entre outras. Para incentivar e fomentar estas ações, o curso conta com a UFERSA Júnior – Ramo Computação. Além disso, os alunos estão preparados para realizar pós-graduação e trabalhar em centros de pesquisas.
A região de Mossoró possui mais de 3.500 poços de petróleo, produzindo 50 mil barris/dia. Estes dados colocam a região como a terceira maior produtora do país e a primeira em terra, tornando-a campeã em recebimento de royalties da Petrobrás no Estado. O município conta com mais de 100 empresas diretamente ligadas ao setor, o que demanda aproximadamente 400 novos profissionais por ano. Como se trata de uma atividade com alto índice de terceirização, diversas empresas atuam em segmentos como perfuração, geologia, manutenção de equipamentos, construção de oleodutos e gasodutos, transportes, entre outros. Estima-se que o setor petrolífero gera cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos na região.
O setor do agronegócio também é um dos grandes geradores de emprego na região de Mossoró. De acordo com o Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (COEX), atualmente a fruticultura irrigada gera 24 mil empregos diretos e outros 60 mil de forma indireta. Em 2007, por exemplo, a fruticultura tropical irrigada exportou cerca de 200 milhões de dólares. Outras atividades econômicas importantes para a região são a indústria salineira, que contribui com 50% da produção do país; além da carcinicultura e da exploração mineral, com o tungstênio e o minério de ferro. Mossoró tem ainda três unidades fabris de cimento e está atraindo grupos nacionais e estrangeiros que vêem na região um mercado promissor.
A Empresa Júnior é composta por alunos e orientadores (professores), não possui fins lucrativos e tem como principais objetivos:
- Promover o desenvolvimento técnico e acadêmico de seus associados;
Telefone/Ramal:
E-mail: cienciadacomputacao@ufersa.edu.br