Notícias > FOTOGRAFIA É IMPORTANTE ALIADA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ECOLOGIA

A fotografia tem sido aliada importante na estratégia para diminuir a evasão dos alunos do curso de graduação em Ecologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Com incentivo da chamada para Ações de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação – AAMEG, o projeto +Ecologia, coordenado pela professora Emanuelle Rabelo, desenvolve semestralmente ações que estimulam e proporcionam maior integração entre os estudantes.

Entre estas iniciativas está o curso de Introdução à Fotografia Ambiental oferecido em meados de julho à comunidade acadêmica e à comunidade em geral, sob coordenação da professora Milena Wachlevski. Com uma turma de 20 matriculados, os cursistas receberam instruções sobre noções técnicas e estéticas de fotografia, tais quais enquadramento, luz, coloração, perspectivas, textura, movimento, angulação e edição.

A professora Milena Wachlevski destaca o acesso às essas tecnologias como ferramenta criativa para atrair a atenção dos estudantes. “Pensamos em um curso introdutório para trabalhar a percepção, curiosidade e técnicas básicas de fotografia utilizando como tema a fotografia científica ambiental. Com a tecnologia cada vez mais acessível, o uso de equipamentos fotográficos digitais se torna frequente e corriqueiro. Neste curso, além dos participantes aprenderem sobre fotografia, também puderam dominar os recursos criativos ou manuais que os seus equipamentos fotográficos possuem, sejam celulares ou máquinas fotográficas, estimulando o fotógrafo amador a pensar sobre a foto antes de fazê-la”, explica.

A ideia surgiu no Curso de Ecologia da Ufersa, mas atraiu o interesse de veteranos e iniciantes na fotografia vindos de diversas áreas do conhecimento. Glícia Almeida é uma das estudantes que participou das aulas e saiu surpreendida com o resultado. “Me matriculei no curso pela oportunidade de ser na universidade, por ser gratuito e eu esperava um curso básico para aprender funções de câmeras e algumas teorias sobre as composições das fotos científicas. Saí dele com bem mais que isso. Além da proposta principal do curso, acredito que todos nós alunos saímos dele com um jeito diferente de fotografar, pensando antes de registrar qualquer momento e não mais fazendo várias fotos com a intenção de uma ficar bonita. Melhorei muito a minha fotografia, não só a científica”, destaca a estudante.

Os integrantes do curso, além das aulas teóricas, também foram a campo em busca de enquadrar boas imagens conforme os ensinamentos da sala de aula. De forma colaborativa, a própria turma selecionou os melhores registros captados que, de forma geral, enquadram as belezas naturais do Semiárido.

Combate à evasão –

A chamada para Ações de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação – AAMEG é uma iniciativa da Pró-reitoria de Graduação da Ufersa com objetivo de apoiar, através da concessão de auxílio financeiro, o desenvolvimento de propostas inovadoras que trabalhem suporte pedagógicos e ações de combate à reprovação e evasão em componentes curriculares dos cursos de graduação.

Desde 2014, o Programa vem anualmente crescendo no número de propostas contempladas e chega a 2018 com o montante de 56 projetos selecionados, respondendo pela oferta de 103 bolsas ao longo desses cinco anos.

 

https://assecom.ufersa.edu.br/2018/08/15/fotografia-e-importante-aliada-na-formacao-dos-estudantes-de-ecologia/ 


Notícia cadastrada em 17/08/2018 10:23  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03