Notícias > Defesa de TCC - Gabriel Castro

Título do trabalho: ABORDAGEM PARTICIPATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBCATEGORIAS DE IMPACTOS PARA COMUNIDADE LOCAL

Resumo:
Proposta Em estudos de avaliação social do ciclo de vida, subcategorias de impacto padronizadas e generalistas podem não ser representativas dos problemas sociais relevantes ao produto estudado. Os estudos ASCV se baseiam no senso comum ou no conhecimento do analista acerca do produto estudado para a definição das subcategorias de impacto a serem consideradas, caracterizando uma limitação a ser superada, dado que esse processo é realizado de forma empírica e não estruturada. Assim, essa pesquisa propõe um método capaz de modelar a subjetividade associada à seleção de subcategorias de impacto em estudos de avaliação social do ciclo de vida, por meio de uma abordagem participativa junto as partes interessadas.
Métodos Esse framework está organizado em três etapas e foi aplicado no contexto do stakeholder “Comunidade Local” do ciclo de vida da polpa de fruta produzida no interior do nordeste do Brasil. A primeira fase da abordagem proposta identifica os representantes das comunidades locais no entorno do ciclo de vida do produto e os potenciais subcategorias que podem ser consideradas. Na segunda fase, o processo de elicitação das preferências desses representantes acerca das subcategorias de impacto é realizado. Na terceira fase, as informações obtidas são agregadas para a classificação das subcategorias de impacto em pertinentes e não-pertinentes por meio do PROMSORT.
Resultados e Discussões As etapas metodológicas foram aplicadas para um contexto de seleção individual e outro coletivo. No primeiro caso, os representantes consideraram as seguintes subcategorias como pertinentes: acesso aos recursos materiais, herança cultural, acesso aos recursos imateriais, condições de vida segura e saudável e condição de vida segura. Contudo, as subcategorias engajamento da comunidade e deslocamento e migração não foram consideradas fortemente pertinentes. Somente a subcategoria respeito aos direitos indígenas foi considerada como não-pertinente. Para o segundo caso, as subcategorias “pertinentes foram: acesso aos recursos materiais, herança cultural, acesso aos recursos imateriais, deslocamento e migração, condições de vida segura e saudável, engajamento da comunidade e condição de vida segura. A subcategoria não-pertinente refere-se também ao respeito aos direitos indígenas.
Conclusões O uso de uma abordagem participativa que considera a opinião dos stakeholders na seleção das subcategorias de impacto tem potencial para melhor identificar os problemas sociais pertinentes a um dado ciclo de vida de um produto. Esse framework pode ser aplicado a diferentes produtos e pode ser adaptado para as demais categorias de stakeholders.
Palavras-chave: Avaliação Social do Ciclo de Vida; Comunidade local; Abordagem participativa; Seleção de subcategorias de impacto.


Banca Examinadora:
Professor Dr. Breno Barros Telles do Carmo (orientador)
Professor Dr. Thomas Edson Espíndola Gonçalo (UFERSA)
Professora Dra. Cassia Maria Lie Ugaya (UFTPR)
Data: 15/07/2020 (quarta-feira)
Horário: 09h00
Local: Google Meet - https://meet.google.com/ior-nfxx-nem


Notícia cadastrada em 14/07/2020 15:44  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03