Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 21 de Dezembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: I Seminário de Educação Especial e AEE; II Encontro das Licenciaturas EAD da UFERSA
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 500
Período do Evento: 28/08/2024 a 30/08/2024
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: MOSSORÓ - RN
Espaços de Realização: Campus da UFERSA em Mossoró
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO EXTERNO
Tipo do Evento: SEMINÁRIO Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 400
Responsável pela Ação: DAVI DA COSTA ALMEIDA
E-mail do Responsável: davi.almeida@ufersa.edu.br
Contato do Responsável: (84) 99611-6819
Url da Acão: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/5499

Resumo

A educação especial inclusiva desempenha um papel crucial nas licenciaturas contemporâneas, pois aborda a necessidade premente de uma educação acessível e inclusiva para todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou desafios. Essa temática tem ganhado crescente relevância nas licenciaturas, visto que os educadores desempenham um papel fundamental em garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades no aprendizado e desenvolvimento. A inclusão na educação especial visa assegurar um acesso equitativo a uma educação de qualidade, promovendo a equidade e combatendo a exclusão e a discriminação. Os professores formados em licenciaturas que englobam a educação especial adquirem conhecimentos em estratégias e técnicas para apoiar o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, sociais e emocionais dos alunos com necessidades especiais. As licenciaturas contemporâneas enfatizam a criação de ambientes de aprendizado inclusivos, nos quais a diversidade é não apenas aceita, mas valorizada, e as diferenças são reconhecidas como oportunidades para o crescimento e aprendizado de todos os alunos. Ao incorporar a educação especial como parte integrante das licenciaturas, os futuros educadores são preparados para enfrentar os desafios e atender às demandas de uma sociedade cada vez mais diversificada e inclusiva. Em suma, a temática da educação especial inclusiva nas licenciaturas atuais destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação, que reconhece e valoriza a diversidade como um recurso essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Programação

Data 28/08/2024 - Mesa Redonda: A Educação Especial no Nordeste: perspectivas do ensino na Escolar Pública;

Data 29/08/2024 - Mesa Redonda: Acesso e Permanência na Escola: (Des)Caminhos para uma Educação Inclusiva;

Data 29/08/2024 - Mesa Redonda: A contemporaneidade da EAD e sua importância para a formação de professores;

Data 30/08/2024 - Mesa Redonda: O Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior: Diversidade e Olhares para o Futuro.

Eixo 1: Políticas de Inclusão e Formação de Professores;

Eixo 2: Inclusão e Tecnologias Assistivas na Educação;

Eixo 3: Inclusão e o Ensino na Escola Pública;

Eixo 4: Atendimento Educacional Especializado no contexto das escolas públicas;

Eixo 5: Famílias, Cooperação e Acessibilidade - experiências que transformam;

Eixo 6: Recursos Pedagógicos e Didática na Perspectiva da Acessibilidade;

Eixo 7: Arte, Cultura, Lazer e Acessibilidade e o contexto das escolas públicas;

Eixo 8: Ensino de Línguas e Educação Especial - Aquisição, aprendizagem, formação na perspectiva da acessibilidade;

Eixo 9: História da Educação Especial, Organizações, Movimentos Sociais e Acessibilidade,


Públicos Alvo

Interno:

servidores técnicos, docente e estudantes


Externo:

professores, profissionais da área e estudantes



Membros da Equipe

  DAVI DA COSTA ALMEIDA
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Prof. Dr. Petrúcio Ricardo Tavares de Medeiros - oficina de Robótica Educacional

[Foto não Encotrada!]

Prof. Dr. Francisco Varder Braga Junior - oficina Acessibilize-se: teoria e prática inclusiva

[Foto não Encotrada!]

Profa. Dra. Subênia Karine de Medeiros - oficina Ciência no parque

[Foto não Encotrada!]

Profa. Me. Samira Fontes Carneiro - mesa redonda A Educação Especial e as práticas inclusivas nas escolas públicas

[Foto não Encotrada!]

Profa. Me. Sara Cristina dos Santos Freires - mesa redonda Panorama geral das universidades públicas e a formação e pesquisa na área da educação especial

[Foto não Encotrada!]

Prof. Me. Antônio Jaciane Anízio Marques da Silva - mesa redonda Formação docente e rede de apoio: A inclusão que temos e a inclusão que queremos

[Foto não Encotrada!]

Profa. Me. Eliane Maria Dias - mesa redonda Acesso e permanência na escola: (Des)caminhos para uma educação inclusiva

[Foto não Encotrada!]

Prof. Dr. Fabrício de Figueredo Oliveira - oficina Dobraduras em papel e uso de régua e compasso



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03 v4.11.3