A educação especial inclusiva desempenha um papel crucial nas licenciaturas contemporâneas, pois aborda a necessidade premente de uma educação acessível e inclusiva para todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou desafios. Essa temática tem ganhado crescente relevância nas licenciaturas, visto que os educadores desempenham um papel fundamental em garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades no aprendizado e desenvolvimento. A inclusão na educação especial visa assegurar um acesso equitativo a uma educação de qualidade, promovendo a equidade e combatendo a exclusão e a discriminação. Os professores formados em licenciaturas que englobam a educação especial adquirem conhecimentos em estratégias e técnicas para apoiar o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, sociais e emocionais dos alunos com necessidades especiais. As licenciaturas contemporâneas enfatizam a criação de ambientes de aprendizado inclusivos, nos quais a diversidade é não apenas aceita, mas valorizada, e as diferenças são reconhecidas como oportunidades para o crescimento e aprendizado de todos os alunos. Ao incorporar a educação especial como parte integrante das licenciaturas, os futuros educadores são preparados para enfrentar os desafios e atender às demandas de uma sociedade cada vez mais diversificada e inclusiva. Em suma, a temática da educação especial inclusiva nas licenciaturas atuais destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação, que reconhece e valoriza a diversidade como um recurso essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Data 28/08/2024 - Mesa Redonda: A Educação Especial no Nordeste: perspectivas do ensino na Escolar Pública;
Data 29/08/2024 - Mesa Redonda: Acesso e Permanência na Escola: (Des)Caminhos para uma Educação Inclusiva;
Data 29/08/2024 - Mesa Redonda: A contemporaneidade da EAD e sua importância para a formação de professores;
Data 30/08/2024 - Mesa Redonda: O Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior: Diversidade e Olhares para o Futuro.
Eixo 1: Políticas de Inclusão e Formação de Professores;
Eixo 2: Inclusão e Tecnologias Assistivas na Educação;
Eixo 3: Inclusão e o Ensino na Escola Pública;
Eixo 4: Atendimento Educacional Especializado no contexto das escolas públicas;
Eixo 5: Famílias, Cooperação e Acessibilidade - experiências que transformam;
Eixo 6: Recursos Pedagógicos e Didática na Perspectiva da Acessibilidade;
Eixo 7: Arte, Cultura, Lazer e Acessibilidade e o contexto das escolas públicas;
Eixo 8: Ensino de Línguas e Educação Especial - Aquisição, aprendizagem, formação na perspectiva da acessibilidade;
Eixo 9: História da Educação Especial, Organizações, Movimentos Sociais e Acessibilidade,
servidores técnicos, docente e estudantes
professores, profissionais da área e estudantes
Prof. Dr. Petrúcio Ricardo Tavares de Medeiros - oficina de Robótica Educacional
Prof. Dr. Francisco Varder Braga Junior - oficina Acessibilize-se: teoria e prática inclusiva
Profa. Dra. Subênia Karine de Medeiros - oficina Ciência no parque
Profa. Me. Samira Fontes Carneiro - mesa redonda A Educação Especial e as práticas inclusivas nas escolas públicas
Profa. Me. Sara Cristina dos Santos Freires - mesa redonda Panorama geral das universidades públicas e a formação e pesquisa na área da educação especial
Prof. Me. Antônio Jaciane Anízio Marques da Silva - mesa redonda Formação docente e rede de apoio: A inclusão que temos e a inclusão que queremos
Profa. Me. Eliane Maria Dias - mesa redonda Acesso e permanência na escola: (Des)caminhos para uma educação inclusiva
Prof. Dr. Fabrício de Figueredo Oliveira - oficina Dobraduras em papel e uso de régua e compasso
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa07.sigaa07 v4.11.3