Este evento tem como principal escopo envolver-se no movimento nacional da Justiça Restaurativa (JR), que também tem desdobramentos globais, tendo em vista que é crucial para Mossoró continuar a protagonizar avanços em prol de uma sociedade mais justa e pacífica.
A II Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa (SEMJUR) visa colocar a JR como um paradigma voltado à transformação de situações conflitivas, nutrindo valores e princípios que buscam atender às necessidades legítimas de todas as pessoas afetadas pelos conflitos. É certo que, para alguns, isso representa uma novidade que merece ser conhecida; para outros, tem sido uma realidade com resultados exitosos, dignos de se multiplicarem em vários espaços sociais.
É nesse sentido, portanto, que a SEMJUR se torna um importante meio de contribuir com a difusão da JR e, consequentemente, da construção da paz. Assim, a II Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa (SEMJUR) busca aprofundar estudos, divulgação e implementação das práticas restaurativas em nossa sociedade.
A Semana da Justiça Restaurativa é celebrada durante a terceira semana de novembro, ocorrendo em diferentes países, como o Canadá, a Nova Zelândia, a África do Sul e o Japão. Igualmente, comunidades e instituições de diversas localidades do Brasil vêm integrando este movimento internacional, realizando atividades para divulgar e consolidar os princípios e ações da Justiça Restaurativa.
Nesse sentido, a II Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa (SEMJUR) é um marco simbólico e representativo de que as instituições e os cidadãos de nossa cidade valorizam o fortalecimento da democracia, baseada no diálogo plural e na comunicação não violenta, quando do tratamento de conflitos que permeiam nossa existência.
A II SEMJUR convida toda a sociedade civil a unir esforços com Universidades, Escolas, Judiciário, Ministério Público, Defensorias Públicas, Advocacia privada, equipamentos e agentes da Assistência Social, Saúde, Segurança Pública e demais atores sensíveis ao exercício da cidadania participativa, assumindo corresponsabilidades pela construção de uma cultura de paz.
No dia 28/11, às 19h, terá início o primeiro dia de evento, com a mesa de abertura.
No dia 29/11, serão realizados minicursos e oficinas, em eixos temáticos, das 8h às 12h:
1) Eixo 1 - Socioeducação;
2) Eixo 2 - Protetivo;
3) Eixo 3 - Escolar;
4) Eixo 4 - CNV e Justiça Restaurativa.
Nos dias 29/11 e 30/11, entre 14h e 17h, serão realizados Grupos de Trabalho para apresentação de resumos, submetidos pelos participantes, entre os temas correspondentes aos Eixos acima citados.
No dia 29/11, a partir das 19h, acontecerá a segunda mesa do evento.
No dia 30/11, a partir das 19h, será realizada a mesa de encerramento do evento.
Extensionistas do Projeto Direitos Humanos na Prática (DH na Prática)
Comunidade em geral, gestores públicos, profissionais da educação, da saúde, da socioeducação, da assistência social, da segurança pública, do sistema de Justiça, estudantes e pesquisadores interessados no tema
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02 v4.11.3