As literaturas indígenas emergem como um instrumento para contestar a tentativa de homogeneidade nacional, por meio de textos em que convergem diferentes gêneros literários, a palavra e a imagem, a escrita e a oralidade. Ao mesmo tempo, a escrita indígena, seja no âmbito da literatura ou do pensamento, possui também um sentido político, evocando as lutas de povos marginalizados, que, por seus meios de vida, cosmologias e pensamento, recuperam os laços entre o homem, o animal e a natureza. Assim, o evento “Poéticas Indígenas Contemporâneas”, promovido pelo grupo de pesquisa Limiares: Estudos de Literatura, Gênero e Interculturalidades, pretende ampliar o conhecimento sobre a literatura produzida por autores indígenas e suas reflexões, que têm se tornado proeminentes nas últimas décadas, mas que ainda são pouco abordadas nas escolas e nas universidades.
10h - Credenciamento
10h30 - Abertura
11h - Exposição de cartazes
Pausa para o almoço
14h
Profa. Ma. Eliene Pitaguary - Novas perspectivas no ensino indigena através da literatura feminina e EtnoCiências das curandeiras.
15h - Lançamento - Eliene Pitaguary
15h30 - Fala sobre o Museu do Índio Luiza Cantofa - Lucia Maria Tabajara [?]
16h30 - Pausa para Coffee-Break
17h - Exibição do filme Ailton Krenak e o sonho da pedra
Mediação do debate: Cícera Cajazeiras e Liebert Muniz
Estudantes de Graduação do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas e demais estudantes interessados da UFERSA
Alunos e professores do Ensino Médio do município de Caraúbas
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa07.sigaa07 v4.11.3