A Educação a Distância (EaD) sistematicamente amplia sua participação nas diversas modalidades de cursos existentes, atingindo desde cursos de aperfeiçoamento, especialização, perpassando até mesmo pela graduação e pós-graduação. O funcionamento da EaD se dá atualmente utilizando essencialmente os recursos disponibilizados pelas chamadas Tecnologias Digitais da Informática e Comunicação (TDICs), neste sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) se apresentam como espaços virtuais, que reúnem todos os participantes do um curso, disponibilizando os recursos e ferramentas necessárias ao seu funcionamento, atuando como uma sala de aula, se compararmos com o ensino presencial. Nesse sentido, esta ação de extensão propõe a realização de um curso voltado para a apresentação através de tarefas práticas das funcionalidades que o AVA adotado pela UFERSA dispõe, possibilitando aos seus participantes utilizar os recursos mais comuns e uteis no contexto de um curso ofertado a distância nos perfis de estudante, tutor ou professor. Após este curso, o participante terá conhecimento para atuar em funções de tutoria ou docência na EaD da UFERSA.
UNIDADE I – Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem
- Conceitos e características dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
- Vantagens e desafios na adoção de um software open source como AVA por uma Instituição de Ensino Superior.
- Exemplos de ferramentas disponíveis atualmente e características em comum nos AVA.
- Conceitos, características e recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem, exemplos, características e recursos comuns.
- O ambiente Moodle - principais recursos úteis aos alunos e professores em suas atividades acadêmicas.
UNIDADE II – O uso básico, a comunicação e as formas de avaliação no Moodle
- Atualizando configurações pessoais, perfil e fotos.
- A comunicação síncrona e assíncrona: Fóruns, chats, webconferências, mensagens individuais.
- Submissão e avaliação de tarefas: Fóruns, textos online, upload de arquivos, atividades off-line
- Como funciona o processo de avaliação e feedback
- Recursos complementares disponíveis no Moodle
- Tipos de pesquisa, questionário, wiki, glossário, arquivo, livro, pasta, página, rótulo, URL.
- O uso de objetos educacionais de aprendizagem, softwares livres, e ferramentas externas de apoio ao ensino.
UNIDADE III – Administração do Moodle
- Layout e estruturação do ambiente, perfil e senhas
- Criação de tarefas: upload de arquivos, tarefas off-line e correções (feedback)
- Criação de questionários e suas variações
- Configurando webconferências, chats e separando usuários por grupos
- Inserindo fórmulas matemáticas e digitando equações com Latex
- Configurando pesquisa, arquivo, página, pasta, rótulo e URL
- Enviando mensagens e trabalhando com fóruns de discussão
- Compreendendo as variações de glossário e wikis
UNIDADE IV – O modelo de Educação a Distância adotado pelo NEaD/UFERSA
- Embasamento e fundamentação teórica.
- Logística e funcionamento dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.
- Principais atores e a importância da autonomia dos discentes nesse processo.
- A estrutura e recursos necessários para o funcionamento de um curso.
- Como estudar em um curso a distância
Encontros presenciais
O curso será realizado prioritariamente a distância com dois encontros presenciais, sendo um no início e outro no meio curso para esclarecimento de dúvidas e orientações. A participação é obrigatória.
Encontro presencial de abertura - 12 de novembro de 2019 às 14hs
Local: Prédios dos Laboratórios de Ciência da Computação (LCC) - UFERSA Campus Mossoró.
Encontro virtual – 26 de novembro de 2019 às 14hs
Local: Transmissão ao vivo.
Encontro virtual – 10 de dezembro de 2019 às 14hs
Encerramento do curso - 12 de janeiro de 2020
Docentes e servidores técnico administrativos
Professores formadores, tutores a distância, tutores presenciais e demais interessados em Educação a Distância
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa06.sigaa06 v4.11.3