Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 22 de Dezembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Moodle na prática - 6ª edição
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 100
Período de Realização: 12/11/2019 a 12/01/2020
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - PAU DOS FERROS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: MOSSORÓ - RN
Espaços de Realização: Núcleo de Educação a Distância
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 80 Quantidade de Vagas: 100
Url da Acão: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/2460

Resumo

A Educação a Distância (EaD) sistematicamente amplia sua participação nas diversas modalidades de cursos existentes, atingindo desde cursos de aperfeiçoamento, especialização, perpassando até mesmo pela graduação e pós-graduação. O funcionamento da EaD se dá atualmente utilizando essencialmente os recursos disponibilizados pelas chamadas Tecnologias Digitais da Informática e Comunicação (TDICs), neste sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) se apresentam como espaços virtuais, que reúnem todos os participantes do um curso, disponibilizando os recursos e ferramentas necessárias ao seu funcionamento, atuando como uma sala de aula, se compararmos com o ensino presencial. Nesse sentido, esta ação de extensão propõe a realização de um curso voltado para a apresentação através de tarefas práticas das funcionalidades que o AVA adotado pela UFERSA dispõe, possibilitando aos seus participantes utilizar os recursos mais comuns e uteis no contexto de um curso ofertado a distância nos perfis de estudante, tutor ou professor. Após este curso, o participante terá conhecimento para atuar em funções de tutoria ou docência na EaD da UFERSA.


Programação

UNIDADE I – Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

- Conceitos e características dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

- Vantagens e desafios na adoção de um software open source como AVA por uma Instituição de Ensino Superior.

- Exemplos de ferramentas disponíveis atualmente e características em comum nos AVA.

- Conceitos, características e recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

- Ambientes Virtuais de Aprendizagem, exemplos, características e recursos comuns.

- O ambiente Moodle - principais recursos úteis aos alunos e professores em suas atividades acadêmicas. 

 

UNIDADE II – O uso básico, a comunicação e as formas de avaliação no Moodle  

- Atualizando configurações pessoais, perfil e fotos.

- A comunicação síncrona e assíncrona: Fóruns, chats, webconferências, mensagens individuais.

- Submissão e avaliação de tarefas: Fóruns, textos online, upload de arquivos, atividades off-line

- Como funciona o processo de avaliação e feedback

- Recursos complementares disponíveis no Moodle

- Tipos de pesquisa, questionário, wiki, glossário, arquivo, livro, pasta, página, rótulo, URL.

- O uso de objetos educacionais de aprendizagem, softwares livres, e ferramentas externas de apoio ao ensino. 

 

UNIDADE III – Administração do Moodle 

- Layout e estruturação do ambiente, perfil e senhas

- Criação de tarefas: upload de arquivos, tarefas off-line e correções (feedback)

- Criação de questionários e suas variações

- Configurando webconferências, chats e separando usuários por grupos

- Inserindo fórmulas matemáticas e digitando equações com Latex

- Configurando pesquisa, arquivo, página, pasta, rótulo e URL

- Enviando mensagens e trabalhando com fóruns de discussão

- Compreendendo as variações de glossário e wikis 

 

UNIDADE IV – O modelo de Educação a Distância adotado pelo NEaD/UFERSA 

- Embasamento e fundamentação teórica.

- Logística e funcionamento dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

- Principais atores e a importância da autonomia dos discentes nesse processo.

- A estrutura e recursos necessários para o funcionamento de um curso.

- Como estudar em um curso a distância

 

Encontros presenciais

O curso será realizado prioritariamente a distância com dois encontros presenciais, sendo um no início e outro no meio curso para esclarecimento de dúvidas e orientações. A participação é obrigatória.

 

Encontro presencial de abertura - 12 de novembro de 2019 às 14hs

Local: Prédios dos Laboratórios de Ciência da Computação (LCC) - UFERSA Campus Mossoró.

 

Encontro virtual – 26 de novembro de 2019 às 14hs

Local: Transmissão ao vivo.

 

Encontro virtual – 10 de dezembro de 2019 às 14hs

Local: Transmissão ao vivo.

 

Encerramento do curso - 12 de janeiro de 2020


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e servidores técnico administrativos


Externo:

Professores formadores, tutores a distância, tutores presenciais e demais interessados em Educação a Distância



Membros da Equipe

  ALMIR BARBOSA DA SILVA JUNIOR
Categoria: DISCENTE
Função : Ministrante
  CLAUDIA ALVES DE SOUSA MUNIZ
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador
  ULISSES DE MELO FURTADO
Categoria: EXTERNO
Função : Vice-Coordenador

  ANTONIO ROMÁRIO BEZERRA NOGUEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : Ministrante
  ALANY TAYSY FERNANDES DE LIMA
Categoria: EXTERNO
Função : Ministrante


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02 v4.11.3