Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 19 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Pré-Cálculo 2019.2 - Mossoró
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 5 Público Estimado: 250
Período de Realização: 28/09/2019 a 10/02/2020
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: MOSSORÓ - RN
Espaços de Realização: Campus Mossoró
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 250
Url da Acão: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/2418

Resumo

O curso de difusão "Pré-Cálculo" é voltado aos alunos de Graduação da UFERSA que desejam aprimorar seus conhecimentos em fundamentos da Matemática como uma preparação para a disciplina de Cálculo. No curso trabalha-se o conteúdo do Ensino Básico voltado para o Ensino Superior afim de reforçar tais conceitos e aprofundar-se para que haja maior facilidade nos futuros níveis de Cálculo, sendo este curso apenas para apoio, não servindo para ser eliminador de matérias. O objetivo é unicamente dar suporte aos alunos que tem dificuldade em compreender tais conteúdos de Matemática, servindo como base das aulas em vídeo disponibilizadas juntamente com este material. A proposta visa estudar o corpo ordenado dos números reais. O conceito de Funções. Principais tipos de Funções elementares. Elementos da História da Matemática relacionada com o conteúdo.

 


Programação

Os conteúdos mais relevantes dos ensinos fundamental e médio ou assunto específico serão abordados de forma articulada, de tal sorte que possibilitem uma intercomunicação, complementação e entendimento dos conteúdos pertinentes à disciplina matemática e áreas afins. O professor, juntamente com monitores (havendo disponibilidade), deverá, por meio de aulas expositivas, intervir como instrumento eficaz na aprendizagem, recuperaçãoe melhora dos conteúdos, propriedades e relações matemáticas mais relevantes.

 

A proposta é trabalhar explorando a vivência do estudante e de colaboradores da ação para desenvolver um trabalho mais dinâmico com suporte na tecnologia para dinamizar a comunicação e disponibilização de materiais educativos. A idea é focar em problemas que possam ter clara generalização para a compreensão mais profunda de conceitos gerais da matemática básica, de modo que as respostas procuradas ficaram muito próximas de uma definição.

 

Outro aspecto é trabalhar no sentido de minimizar as diferenças metodológicas existente entre o curso de nível médio e o curso de engenharia e como reduzir as dificuldades intrínsecas da disciplina de Cálculo I.  A resolução de exercícios e a interpretação a respeito da precisão destas respostas vai depender do contexto, da procedência dos alunos, da experiência positiva no assunto que o discente possui. Porém, partindo-se da experiência da aplicação de versões anteriores do curso, buscaremos trabalhar com auto-estima dos estudantes e oferecer espaços de participação para todos. 

 

Relacionar referências bibliográficas compatíveis com as abordagens pessoais pretendidas.  Ao inicio do curso, elaborar contrato de trabalho a ser proposto à turma, incluindo o critério de aprovação. Trabalhar o programa do curso, incluindo os pré-requisitos e os pré-conceitos a serem recuperados e as atividades a serem propostas. 

A equipe de colaboradores que ministram as aulas de pré-cálculo deve estar atenta às necessidades dos estudantes e conta com o apoio do setor pedagógico da UFERSA para um suporte


Públicos Alvo

Interno:

Alunos de Ciência & Tecnologia


Externo:

Não se aplica



Membros da Equipe

  ELIANA CARLOS DA SILVA
Categoria: SERVIDOR
Função : Membro
  LUÍS FELIPE ALEXANDRE DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : Ministrante
  PEDRO YURE NOGUEIRA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : Ministrante

  BENÍCIO TOMÁZ DE AQUINO SEGUNDO
Categoria: DISCENTE
Função : Ministrante
  SOPHIA VICTÓRIA SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : Ministrante
  EDEL MARY QUINN DE OLIVEIRA FIGUERÊDO
Categoria: DISCENTE
Função : Ministrante

  WALTER MARTINS RODRIGUES
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02 v4.11.3