Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 26 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Moodle na prática - 4ª edição
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 40
Período de Realização: 06/01/2019 a 10/02/2019
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - PAU DOS FERROS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: MOSSORÓ - RN
Espaços de Realização: Bloco de Laboratórios de Ciências da Computação
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 40
Url da Acão: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1778

Resumo

A Educação a Distância (EAD) sistematicamente amplia sua participação nas diversas modalidades de cursos existentes, atingindo desde cursos de aperfeiçoamento, especialização, perpassando até mesmo pela graduação e pós-graduação. O funcionamento da EAD se dá atualmente utilizando essencialmente os recursos disponibilizados pelas chamadas Tecnologias da Informática e Comunicação (TICs), neste sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) se apresentam como locais virtuais, que reúnem todos os participantes do um curso, disponibilizando os recursos e ferramentas necessárias ao seu funcionamento, atuando analogicamente como a sala de aula de um curso presencial. Nesse sentido, esta ação de extensão propõe a realização de um curso voltado para o ensinamento através de tarefas práticas das funcionalidades que o AVA adotado pela UFERSA dispõe, apresentando aos seus participantes os recursos mais comuns e uteis, os qualificando para atuar em funções de tutoria ou docência na EAD.


Programação

UNIDADE I – Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

  •  Conceitos e características dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
  • Vantagens e desafios na adoção de um software open source como AVA por uma Instituição de Ensino Superior.
  • Exemplos de ferramentas disponíveis atualmente e características em comum nos AVA.
  • Conceitos, características e recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem, exemplos, características e recursos comuns.
  • O ambiente Moodle - principais recursos úteis aos alunos e professores em suas atividades acadêmicas. 

UNIDADE II – O uso básico, a comunicação e as formas de avaliação no Moodle  

  • Atualizando configurações pessoais, perfil e fotos.
  • A comunicação síncrona e assíncrona:
    • Fóruns, chats, webconferências, mensagens individuais.
  • Submissão e avaliação de tarefas:
    • Fóruns, textos online, upload de arquivos, atividades off-line
    • Como funciona o processo de avaliação e feedback
  • Recursos complementares disponíveis no Moodle
    • Tipos de pesquisa, questionário, wiki, glossário, arquivo, livro, pasta, página, rótulo, URL.
  • O uso de objetos educacionais de aprendizagem, softwares livres, e ferramentas externas de apoio ao ensino. 

UNIDADE III – Administração do Moodle 

  • Layout e estruturação do ambiente, perfil e senhas
  • Criação de tarefas: upload de arquivos, tarefas off-line e correções (feedback)
  • Criação de questionários e suas variações
  • Configurando webconferências, chats e separando usuários por grupos
  • Inserindo fórmulas matemáticas e digitando equações com Latex
  • Configurando pesquisa, arquivo, página, pasta, rótulo e URL
  • Enviando mensagens e trabalhando com fóruns de discussão
  • Compreendendo as variações de glossário e wikis 

UNIDADE IV – O modelo de Educação a Distância adotado pelo NEaD/UFERSA 

  • Embasamento e fundamentação teórica.
  • Logística e funcionamento dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.
  • Principais atores e a importância da autonomia dos discentes nesse processo.
  • A estrutura e recursos necessários para o funcionamento de um curso.
  • Como estudar em um curso a distância


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e servidores técnico-administrativos


Externo:

Professores formadores, tutores a distância, tutores presenciais e demais interessados em Educação a Distância



Membros da Equipe

  ALMIR BARBOSA DA SILVA JUNIOR
Categoria: DISCENTE
Função : Ministrante
  ULISSES DE MELO FURTADO
Categoria: EXTERNO
Função : Vice-Coordenador
  CLAUDIA ALVES DE SOUSA MUNIZ
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03 v4.11.3