Apresentar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como tecnologia passível de uso e exploração no contexto
acadêmico atual, servindo como sala de aula não apenas para cursos ofertados na modalidade a distância, mais
também, como apoio aos cursos ofertados de forma presencial ou semipresencial em qualquer instituição de
ensino atual.
Aula Presencial 1: 16/07
Introdução à Educação a Distância, sua evolução e ferramentas disponíveis
- Conceituação, histórico e evolução da educação a distância no Brasil e no mundo
- Importância das tecnologias da informação e comunicação para a sociedade atual
Conceitos e características dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- O ambiente virtual de aprendizagem adotado pela UFERSA
- Como acessar esse ambiente
- Layout e estruturação dos cursos on-line
- Atualizando configurações pessoais, perfil e fotos
- Acessando a página do curso de forma prática
- Os fóruns de discussão
- Consultando participantes de um curso e enviando mensagens
- Acessando os materiais do curso
- As webconferências na EAD e os chats (bate-papo)
- Importância das videoaulas como complemento aos estudos
Atividades a distância (prazo máximo - 30/07)
- Acessar o curso através do ambiente virtual de aprendizagem Moodle
- Atualizar seu perfil pessoal, inserindo uma breve descrição pessoal
- Atualizar a foto de perfil
- Apresentar-se através do fórum de discussões
- Aplicação de teste de entrada acerca dos conhecimentos prévios dos cursistas
AULA VIRTUAL (23/07)
08h30 – Início
- Tira dúvida acerca do acesso ao ambiente Moodle e realização das tarefas iniciais
- Prática sobre a ferramenta de webconferências e seus principais recursos
- Debate sobre a reportagem do Jornal Nacional assistida anteriormente
10h30 – Encerramento
AULA PRESENCIAL 02 (06/08)
O uso básico, a comunicação e as formas de avaliação no Moodle
- Submissão e avaliação de tarefas Fóruns, textos online, upload de arquivos, atividades off-line
- Como funciona o processo de avaliação e feedback
- Recursos complementares disponíveis no Moodle
- Tipos de pesquisa, questionário, wiki, glossário, arquivo, livro, pasta, página, rótulo, URL.
Logística de funcionamento de um curso a distância
- Principais atores e a importância da autonomia dos discentes nesse processo
- A estrutura e recursos necessários para o funcionamento de um curso
- Como estudar em um curso a distância
Aplicação do teste de saída para aferir a evolução dos participantes ao longo curso.
VIDEOAULAS (13/08)
Disponibilização de videoaulas sobre as seguintes temáticas:
- Conceitos e características sobre educação a distância
- Histórico da educação a distância
- Como estudar a distância
- Principais atores de um curso a distância
Discentes dos cursos de Educação no Campo, Agronomia e Administração
Agricultores e população da zona rural e urbana e estudantes das escolas públicas dos municípios atendidos
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02 v4.11.3