Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1468
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos: ( ( CMA1462 ) E ( CMA1450 ) E ( CMA1457 ) E ( CMA1463 ) )
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Fundamentos histórico-culturais no ensino da Matemática. Princípios teórico-metodológicos do ensino de Matemática e da educação matemática. Correntes filosóficas no pensamento matemático: Platonismo, Racionalismo, Empirismo, Construtivismo, Formalismo, Historicismo e Logicismo. Tendências atuais no ensino da Matemática. Matemática Científica e escolar. O ensino de Matemática na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. A avaliação no ensino da Matemática. Aspectos gerais da metodologia de resolução de problemas. A resolução de problemas no ensino da matemática. Prática na resolução de problemas de matemática. Estudos de problemas de matemática com aspectos não usuais em relação ao ensino formal. A resolução de problemas e a prática da investigação em matemática elementar. BIBLIOGRAFIA BÁSICA COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2002. LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. MELO, Maria José Dantas de; PASSEG, Conceição. A matemática na educação de jovens e adultos: algumas reflexões. NATAL: EDUF, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BERDONNEAU, Catherine. O ensino da Matemática na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. D’A BRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 10.ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. DEVLIN, Keith. Os problemas do milênio, sete grandes enigmas matemáticos do nosso tempo. Rio de Janeiro: Record, 2004. GRANDO, Neiva Ignês (Org.). Educação Matemática: processos de pesquisa no ensino fundamental e médio. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo; Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. KAMII, C; HOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. SKOVSMOSE, Olé. Educação Matemática crítica. São Paulo: Papirus, 2001.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( CMA1462 ) E ( CMA1450 ) E ( CMA1457 ) E ( CMA1463 ) ) ATIVO 09/05/2017
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 5 Sim

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