Ementa/Descrição: |
EMENTA Fundamentos histórico-culturais no ensino da Matemática.
Princípios teórico-metodológicos do ensino de Matemática e da
educação matemática. Correntes filosóficas no pensamento
matemático: Platonismo, Racionalismo, Empirismo,
Construtivismo, Formalismo, Historicismo e Logicismo. Tendências
atuais no ensino da Matemática. Matemática Científica e escolar. O
ensino de Matemática na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino
Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. A avaliação no
ensino da Matemática. Aspectos gerais da metodologia de resolução
de problemas. A resolução de problemas no ensino da matemática.
Prática na resolução de problemas de matemática. Estudos de
problemas de matemática com aspectos não usuais em relação ao
ensino formal. A resolução de problemas e a prática da investigação
em matemática elementar.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática:
conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática,
2002.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção
matemática. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MELO, Maria José Dantas de; PASSEG, Conceição. A matemática
na educação de jovens e adultos: algumas reflexões. NATAL:
EDUF, 2006.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BERDONNEAU, Catherine. O ensino da Matemática na
educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
DA BRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à
prática. 10.ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
DEVLIN, Keith. Os problemas do milênio, sete grandes enigmas
matemáticos do nosso tempo. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GRANDO, Neiva Ignês (Org.). Educação Matemática: processos
de pesquisa no ensino fundamental e médio. Passo Fundo: Ed.
Universidade de Passo Fundo; Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.
KAMII, C; HOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a
aritmética: implicações da teoria de Piaget. 2.ed. Porto Alegre:
Artmed, 2002.
SKOVSMOSE, Olé. Educação Matemática crítica. São Paulo:
Papirus, 2001.
|