Ementa/Descrição: |
EMENTA Fundamentação teórico-metodológica do ensino do Português.
Interação verbal - o discurso pedagógico em relação a outras
práticas discursivas. Estratégias, condições de produção, formas
de interação na aprendizagem, organização sócio espacial:
dimensão linguística, dimensão pedagógica e política (políticas
de trabalho) dessas relações. Prática de ensino e estratégias de
avaliação do ensino da língua portuguesa. Variação e diversidade
do português do Brasil: estratégias de ensino voltadas para essas
diferenças.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
AZEREDO, José Carlos. Ensino de português: fundamentos,
percursos, objetos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
54.ed. São Paulo: Loyola, 2011.
MIRANDA, Regina L. F.; SANTOS, P.; LACERDA, Nelma. A
língua portuguesa no coração de uma nova escola. São Paulo:
Ática, 1996.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística.
16.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática: Opressão?
Liberdade? 12.ed. São Paulo: Ática, 2007.
CARVALHO, Carmem Silvia; BARALDI, Maria da Graça.
Construindo a escrita. São Paulo: Ática, 1998.
NASPOLINI, Ana Tereza. Didática de Português: Tijolo por
Tijolo: Leitura e produção Escrita. São Paulo: FTD, 1996.
TRAVAGLIA, Luiz C. Gramática ensino plural. São Paulo:
Cortez, 2003. |