Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 21 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1467
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE PORTUGUÊS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos: ( ( CMA1462 ) E ( CMA1450 ) E ( CMA1457 ) E ( CMA1463 ) )
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Fundamentação teórico-metodológica do ensino do Português. Interação verbal - o discurso pedagógico em relação a outras práticas discursivas. Estratégias, condições de produção, formas de interação na aprendizagem, organização sócio espacial: dimensão linguística, dimensão pedagógica e política (políticas de trabalho) dessas relações. Prática de ensino e estratégias de avaliação do ensino da língua portuguesa. Variação e diversidade do português do Brasil: estratégias de ensino voltadas para essas diferenças. BIBLIOGRAFIA BÁSICA AZEREDO, José Carlos. Ensino de português: fundamentos, percursos, objetos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 54.ed. São Paulo: Loyola, 2011. MIRANDA, Regina L. F.; SANTOS, P.; LACERDA, Nelma. A língua portuguesa no coração de uma nova escola. São Paulo: Ática, 1996. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 16.ed. São Paulo: Contexto, 2008. BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática: Opressão? Liberdade? 12.ed. São Paulo: Ática, 2007. CARVALHO, Carmem Silvia; BARALDI, Maria da Graça. Construindo a escrita. São Paulo: Ática, 1998. NASPOLINI, Ana Tereza. Didática de Português: Tijolo por Tijolo: Leitura e produção Escrita. São Paulo: FTD, 1996. TRAVAGLIA, Luiz C. Gramática ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( CMA1462 ) E ( CMA1450 ) E ( CMA1457 ) E ( CMA1463 ) ) ATIVO 09/05/2017
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 5 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02 v4.11.3