Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1466
Nome: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos: ( CMA1453 ) E ( CMA1460 ) E ( CMA1462 )
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Estudo teórico-prático sobre a organização do trabalho pedagógico, sua relação com a organização do processo de trabalho em geral, sua natureza, categorias e especificidades. As diferentes dimensões da organização do trabalho pedagógico e a conjuntura socioeducativa e política atual. Organização e contextualização do trabalho pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem. Rotinas na educação infantil, na EJA e a organização do trabalho pedagógico. O planejamento pedagógico, a diversidade cultural e as relações de poder na escola. A construção do projeto eco-políticopedagógico por meio da prática da Leitura do Mundo. O Regimento Escolar. O trabalho coletivo. Os saberes, a formação e o trabalho docente. A formação continuada. A articulação entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico. O papel do coordenador pedagógico. A supervisão escolar. O planejamento e gestão dos recursos da escola: pessoal, financeiro e material. Os ambientes educativos diferenciados. BIBLIOGRAFIA BÁSICA GUIMARÃES, E. et al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2001. PARO. Vitor H. Gestão Escolar, Democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002. VEIGA, Ilma Passos A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira et al. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2000. FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. 7.ed. Campinas: Papirus, 1995. LUCK. Heloisa. Ação Integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Petrópolis: Vozes, 2007. 85 PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003. (Guia da Esco
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( CMA1453 ) E ( CMA1460 ) E ( CMA1462 ) ATIVO 22/11/2017
( CMA1453 ) INATIVO 17/11/2017 09/07/2017
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 5 Sim

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