Ementa/Descrição: |
EMENTA Estudo teórico-prático sobre a organização do trabalho pedagógico,
sua relação com a organização do processo de trabalho em geral,
sua natureza, categorias e especificidades. As diferentes dimensões
da organização do trabalho pedagógico e a conjuntura
socioeducativa e política atual. Organização e contextualização do
trabalho pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem.
Rotinas na educação infantil, na EJA e a organização do trabalho
pedagógico. O planejamento pedagógico, a diversidade cultural e as
relações de poder na escola. A construção do projeto eco-políticopedagógico
por meio da prática da Leitura do Mundo. O Regimento
Escolar. O trabalho coletivo. Os saberes, a formação e o trabalho
docente. A formação continuada. A articulação entre a avaliação e a
organização do trabalho pedagógico. O papel do coordenador
pedagógico. A supervisão escolar. O planejamento e gestão dos
recursos da escola: pessoal, financeiro e material. Os ambientes
educativos diferenciados.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
GUIMARÃES, E. et al. O coordenador pedagógico e a educação
continuada. São Paulo: Loyola, 2001.
PARO. Vitor H. Gestão Escolar, Democracia e qualidade do
ensino. São Paulo: Ática, 2007.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho
pedagógico do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala
de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VEIGA, Ilma Passos A. (Org.) Projeto político-pedagógico da
escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira et al. O coordenador
pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola,
2000.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da Organização do Trabalho
Pedagógico e da Didática. 7.ed. Campinas: Papirus, 1995.
LUCK. Heloisa. Ação Integrada: administração, supervisão e
orientação educacional. Petrópolis: Vozes, 2007.
85
PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: como construir o
projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez: Instituto
Paulo Freire, 2003. (Guia da Esco |