Ementa/Descrição: |
EMENTA Desenvolvimento de atividades que articulem o conhecimento
teórico à prática educativa em diferentes contextos educativos.
Uso de abordagens investigativas, interdisciplinares e críticas do
fazer pedagógico mediante articulação dos diferentes componentes
curriculares deste PPC cursado até o período vigente, as quais
devem proporcionar um maior contato do(a) licenciando(a) com
pessoas com necessidades educacionais especiais (deficiências,
altas habilidades/superdotação e transtornos globais do
desenvolvimento, dentre outros), por meio de visitas a escolas e
associações atuantes na área, entrevistas com profissionais
multidisciplinares (professores, psicólogos, psicopedagogo,
assistentes sociais, médicos, dentre outros).
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
JESUS, D. M. Práticas pedagógicas na escola: às voltas com
múltiplos possíveis e desafios à inclusão escolar. In: PERES, E. et
al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender:
sujeitos, currículos e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
MARTINS, L. de A. R. A visão dos licenciandos sobre a formação
inicial com vistas à atuação com a diversidade dos alunos. In:
CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. Professores
e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação,
2011.
SILVA, Ana Beatriz B. Mentes inquietas: entendendo melhor o
mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas. São Paulo:
Editora Gente, 2003.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BRUNO, M. M. G. Deficiência visual: reflexão sobre a prática
pedagógica, São Paulo: Laramara, 1997.
MARQUES; Luciana Pacheco. O Professor de alunos com
deficiência mental: concepções e prática pedagógica. UFJF. 2001.
RAMALHO, B. L.; BELTRÁN NÚÑES, I. Diagnóstico das
necessidades formativas de professores do ensino médio no
contexto das reformas curriculares. Revista Educação em
Questão, Natal, v.40, n.26, p. 69 -96, jan../jun. 2011.
SILVA, D. J. da; LIBÓRIO, R. M. C. Valores, preconceito e
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práticas educativas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
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