Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1463
Nome: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRATIVAS III
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Desenvolvimento de atividades que articulem o conhecimento teórico à prática educativa em diferentes contextos educativos. Uso de abordagens investigativas, interdisciplinares e críticas do fazer pedagógico mediante articulação dos diferentes componentes curriculares deste PPC cursado até o período vigente, as quais devem proporcionar um maior contato do(a) licenciando(a) com pessoas com necessidades educacionais especiais (deficiências, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento, dentre outros), por meio de visitas a escolas e associações atuantes na área, entrevistas com profissionais multidisciplinares (professores, psicólogos, psicopedagogo, assistentes sociais, médicos, dentre outros). BIBLIOGRAFIA BÁSICA JESUS, D. M. Práticas pedagógicas na escola: às voltas com múltiplos possíveis e desafios à inclusão escolar. In: PERES, E. et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. MARTINS, L. de A. R. A visão dos licenciandos sobre a formação inicial com vistas à atuação com a diversidade dos alunos. In: CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011. SILVA, Ana Beatriz B. Mentes inquietas: entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas. São Paulo: Editora Gente, 2003. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRUNO, M. M. G. Deficiência visual: reflexão sobre a prática pedagógica, São Paulo: Laramara, 1997. MARQUES; Luciana Pacheco. O Professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. UFJF. 2001. RAMALHO, B. L.; BELTRÁN NÚÑES, I. Diagnóstico das necessidades formativas de professores do ensino médio no contexto das reformas curriculares. Revista Educação em Questão, Natal, v.40, n.26, p. 69 -96, jan../jun. 2011. SILVA, D. J. da; LIBÓRIO, R. M. C. Valores, preconceito e 84 práticas educativas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. CONVENÇÃO S
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 4 Sim

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