Ementa/Descrição: |
EMENTA Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
História das comunidades surdas, da cultura e das identidades
surdas. Políticas linguísticas e educacionais para surdos. Sistema de
transcrição para Libras. Ética nas questões de interpretação da
Libras. Ensino básico da Libras.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
FELIPE, A. Tanya. Libras em contexto: curso básico. Ministério
da Educação. 3.ed. Brasília, 2007.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e
preconceitos em torno da Língua de sinais e da realidade surda. São
Paulo: Parábola Editorial. 2009.
SKILIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3.ed.
Porto Alegre: Mediação, 2005.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe
sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o Art. 18 da Lei nº
10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-
2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 07 jan. 2014.
DORZIAT, Ana. Concepções de ensino de professores de
surdos. Paraíba, Universitária UFPB, 2002.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: a aquisição
da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
______; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais brasileira: estudos
lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SOUZA, Tanya Amaral Felipe; LIRA Guilherme de Azambuja.
Dicionário da Língua Brasileira de Sinais Libras. Rio de
Janeiro: Acessiblidade Brasil / INES, 2006.
|