Ementa/Descrição: |
EMENTA Histórico da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de
atendimento e paradigmas: educação especializada, integração e
inclusão. Políticas Públicas e não Públicas em educação inclusiva: a
integração da com necessidades especiais na sociedade, na escola e
no trabalho. Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação
especial. Prevenção, intervenção e acompanhamento precoce.
Necessidades educacionais especiais e a intervenção pedagógica.
Estudo da organização e estrutura de currículos e conteúdos
programáticos utilizados na educação especial. Administrando a
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diversidade e aplicabilidade. Legislação Brasileira: o contexto atual.
Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares.
Tecnologia Assistivas.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na Escola de Alunos
com Necessidades Educacionais Especiais. 2.ed. Porto Alegre:
Mediação, 2006.
MANTOAN, Maria Tereza Égler. Inclusão escolar: o que é? Como
fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as
relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2007.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional da Educação
Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC,
2008.
______. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da
Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia
Assistiva. Brasília: CORDE, 2009. 138p.
GONZÁLES, E. (Colab.). Necessidades Educacionais
Específicas, Intervenção Psicoeducacional. Porto Alegre: Artmed,
2007.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre:
Artmed Editora, 2003.
MORAES, Salete Campos de. Educação Especial na EJA:
Contemplando a Diversidade. Porto Alegre, RS: Secretaria
Municipal de Educação, 2007.
SALVADOR, César Coll; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS,
Jesús. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Transtornos de
Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais. São Paulo:
ARTMED, 2005.
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