Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1456
Nome: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( AAS0452 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Histórico da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento e paradigmas: educação especializada, integração e inclusão. Políticas Públicas e não Públicas em educação inclusiva: a integração da com necessidades especiais na sociedade, na escola e no trabalho. Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação especial. Prevenção, intervenção e acompanhamento precoce. Necessidades educacionais especiais e a intervenção pedagógica. Estudo da organização e estrutura de currículos e conteúdos programáticos utilizados na educação especial. Administrando a 78 diversidade e aplicabilidade. Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistivas. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na Escola de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2.ed. Porto Alegre: Mediação, 2006. MANTOAN, Maria Tereza Égler. Inclusão escolar: o que é? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. ______. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009. 138p. GONZÁLES, E. (Colab.). Necessidades Educacionais Específicas, Intervenção Psicoeducacional. Porto Alegre: Artmed, 2007. MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003. MORAES, Salete Campos de. Educação Especial na EJA: Contemplando a Diversidade. Porto Alegre, RS: Secretaria Municipal de Educação, 2007. SALVADOR, César Coll; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesús. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Transtornos de Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais. São Paulo: ARTMED, 2005.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
AAS0452 - EDUCACAO ESPECIAL E INCLUSAO (1206025)
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
CMA1458 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( AAS0452 ) ATIVO 26/04/2018
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 3 Sim

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