Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 05 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1455
Nome: CURRÍCULO, IDENTIDADE E CONHECIMENTO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Concepções de currículo, princípios e componentes curriculares. A história do currículo e tendências curriculares no Brasil. Teorias do currículo: tradicionais, críticas e pós-críticas. Currículo, identidade e conhecimento. Currículo e desenvolvimento humano. estudante e educadores: seus direitos e o currículo. Relação entre currículo e o conhecimento escolar versus a relação entre currículo e cultura. As questões ideológicas do currículo. O currículo oculto, a reprodução cultural e as relações hegemônicas no contexto da globalização. Currículo e afetividade na reconstrução e construção das relações no cotidiano das práticas pedagógicas. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Avaliação e currículo. BIBLIOGRAFIA BÁSICA APPLE, Michel. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmet, 2006. ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Cotidiano, escolar, formação de professores(as) e currículo. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Série Cultura, Memória e Currículo, 5). SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma Introdução às Teorias do Currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autentica, 2005. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALVES, Nilda (Org.). Como criar currículo no cotidiano. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Serie Cultura, Memória e Currículo, 1). BRASIL. Indagações sobre currículo. Brasília: MEC, SEB, 2008. 5V. ASSMANN, H. Educação de Jovens e Adultos: currículo e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir - Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Lisboa: UNESCO, 1998. ESTEBAN, Maria Tereza. Escola, Currículo e Avaliação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005. VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Augustín. Currículo e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução: Alfredo Veiga-Neto. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
CMA1462 - DIDÁTICA I
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 3 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01 v4.11.3