Ementa/Descrição: |
EMENTA Concepções de currículo, princípios e componentes curriculares. A
história do currículo e tendências curriculares no Brasil. Teorias do
currículo: tradicionais, críticas e pós-críticas. Currículo, identidade e
conhecimento. Currículo e desenvolvimento humano. estudante e
educadores: seus direitos e o currículo. Relação entre currículo e o
conhecimento escolar versus a relação entre currículo e cultura. As
questões ideológicas do currículo. O currículo oculto, a reprodução
cultural e as relações hegemônicas no contexto da globalização.
Currículo e afetividade na reconstrução e construção das relações no
cotidiano das práticas pedagógicas. Currículo, interdisciplinaridade
e contextualização. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação
Básica. Avaliação e currículo.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
APPLE, Michel. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmet,
2006.
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Cotidiano, escolar, formação de
professores(as) e currículo. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Série
Cultura, Memória e Currículo, 5).
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma
Introdução às Teorias do Currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autentica,
2005.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
ALVES, Nilda (Org.). Como criar currículo no cotidiano. 2.ed.
São Paulo: Cortez, 2004. (Serie Cultura, Memória e Currículo, 1).
BRASIL. Indagações sobre currículo. Brasília: MEC, SEB, 2008.
5V.
ASSMANN, H. Educação de Jovens e Adultos: currículo e
práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir - Relatório para a
UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século
XXI. Lisboa: UNESCO, 1998.
ESTEBAN, Maria Tereza. Escola, Currículo e Avaliação. 2.ed.
São Paulo: Cortez, 2005.
VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Augustín. Currículo e
subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução: Alfredo
Veiga-Neto. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001
|