Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 23 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1450
Nome: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRATIVAS I
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Orientação, reflexão e discussão de situações acadêmicas e profissionais vivenciadas pelos licenciados(as). Articulação entre conhecimento teórico à prática educativa, tendo como eixo a história de vida dos alunos enquanto constituinte de sua identidade 69 profissional. Prima pelo uso de abordagens investigativa, interdisciplinar e crítica do fazer pedagógico mediante articulação dos componentes curriculares cursados até o período vigente. Desenvolve a capacidade reflexiva sobre situações vividas enquanto alunos desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, confrontando-as com suas concepções atuais, analisando-as à luz dos diferentes aspectos teóricos que permitem rever, tanto as maneiras de pensar, como as de atuar na prática pedagógica. Atribui importância à memória educativa na construção do(a) educador(a) e estimula a reflexão individual e coletiva. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, Editora da Universidade de São Paulo, 1987 SOARES, Magda Becker. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991. WORCMAN, Karen; PEREIRA, Jesus Vasquez (Orgs.). História falada: memória, rede e mudança social. São Paulo: SESC; Museu da Pessoa; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. Caminhadas de universitários de origem popular: UFRGS. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Extensão, 2006. (Coleção Caminhadas de universitários de origem popular). MACHADO, Alexsandro dos Santos. O (re)conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida. Dissertação de Mestrado - PPGE, UFSM, Santa Maria, 2005. MEIHY, José Carlos; RIBEIRO, Suzana. Guia Prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011. PORTELLI, Alessandro. O q
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 2 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa05.sigaa05 v4.11.3