Ementa/Descrição: |
EMENTA Orientação, reflexão e discussão de situações acadêmicas e
profissionais vivenciadas pelos licenciados(as). Articulação entre
conhecimento teórico à prática educativa, tendo como eixo a
história de vida dos alunos enquanto constituinte de sua identidade
69
profissional. Prima pelo uso de abordagens investigativa,
interdisciplinar e crítica do fazer pedagógico mediante articulação
dos componentes curriculares cursados até o período vigente.
Desenvolve a capacidade reflexiva sobre situações vividas
enquanto alunos desde a educação infantil, ensino fundamental,
ensino médio, confrontando-as com suas concepções atuais,
analisando-as à luz dos diferentes aspectos teóricos que permitem
rever, tanto as maneiras de pensar, como as de atuar na prática
pedagógica. Atribui importância à memória educativa na
construção do(a) educador(a) e estimula a reflexão individual e
coletiva.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São
Paulo: T. A. Queiroz, Editora da Universidade de São Paulo, 1987
SOARES, Magda Becker. Metamemória-memórias: travessia de
uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.
WORCMAN, Karen; PEREIRA, Jesus Vasquez (Orgs.). História
falada: memória, rede e mudança social. São Paulo: SESC; Museu
da Pessoa; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. Ensaios de Psicologia
Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
Caminhadas de universitários de origem popular: UFRGS. Rio de
Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de
Extensão, 2006. (Coleção Caminhadas de universitários de origem
popular).
MACHADO, Alexsandro dos Santos. O (re)conhecimento da
vontade de potência dos educadores pela narração de suas
histórias de vida. Dissertação de Mestrado - PPGE, UFSM, Santa
Maria, 2005.
MEIHY, José Carlos; RIBEIRO, Suzana. Guia Prático de história
oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São
Paulo: Contexto, 2011.
PORTELLI, Alessandro. O q |