Ementa/Descrição: |
EMENTA Fundamentos das Ciências Sociais. Princípios constitutivos do
conhecimento sociológico. Estrutura de classes sociais e processos
de mudanças. Ideologia, alienação e reprodução social. A
educação como objeto de estudo sociológico. Relação indivíduo e
sociedade. Homem, sociedade, educação, cultura e trabalho.
Globalização e exclusão social. Neoliberalismo e educação. A
função social da escola e o papel do professor.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São
Paulo: Perspectiva, 2005.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Edições
70, 2001.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e
Terra, 2000.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
ARON, Raymond. As Etapas do Pensamento Sociológico. São
Paulo: Martins Fontes, 2000.
GENTILI, Pablo (Org.). Pedagogia da Exclusão. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1995.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao
estudo da escola no processo de transformação social. 14.ed. São
Paulo: Loyola, 2010.
MÉSZÁROS, Istvan. Educação para além do capital: Tradução de
Isa Tavares. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.
QUINTANEIRO, Tânia. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e
Weber. 2.ed. Belo Horizonte: UFMG, 2002. |