Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1447
Nome: ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Conceitos e abordagens da Antropologia. Antropologia, Cultura e Educação. Etnocentrismo e relativismo. Aspectos antropológicos da religião. Identidade, etnicidade, raça, gêneros, cultura e tecnologias na sociedade contemporânea. A Antropologia contemporânea. Diversidade, alteridade e suas repercussões sobre diferenças e desigualdades relacionado a multiculturalismo, interculturalidade, alternativas e políticas de reconhecimento, com ênfase em processos de socialização, práticas educativas, escola e temas curriculares. Contribuições da A escola enquanto espaço sociocultural. étodos da pesquisa etnográfica. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Traduação: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Formação da família brasileira sob o regime de economia patriarcal. 51.ed. São Paulo: Editora Global, 2005. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2006 LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ELIAS, Norbert. O processo civilizador: Uma história dos costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. V.1. LAPLATINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2007. NIETZSCHE, F. W. Humano, demasiado humano: Um livro para espíritos livres. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. 11.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994(Coleção Primeiros Passos, 124) 71 ROUSSEAU, Jean Jacques. O Contrato Social. Porto Alegre: L&PM Editores, 2007.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( CMA1438 ) INATIVO 17/11/2017 09/07/2017
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 2 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02 v4.11.3