Ementa/Descrição: |
EMENTA Ciência e conhecimento científico. Compreensão dos pressupostos
teóricos da investigação científica em educação: relação entre o
objeto de investigação científica, os referenciais teóricos e os
métodos de investigação. Paradigmas modernos e contemporâneos
de pesquisa em educação: princípios e pressupostos. Tipos de
pesquisa científica. A pesquisa em educação, abordagens
76
qualitativas e quantitativas. Planejamento e desenvolvimento da
pesquisa em educação. Estruturação de projetos e elaboração de
relatórios de pesquisa. Compreensão da atitude e do fazer
científicos como inerentes ao ato de educar.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. Pesquisa
participante: o saber da partilha. 2. ed. Aparecida, SP: Idéias &
Letras, 2008.
FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional.
7.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18.ed. São
Paulo: Cortez, 2008
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante.
Porto Alegre: Bookman; Artmed, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pósmoderna.
5. reimp. Rio de Janeiro: Graal, 2010.
FAZENDA, Ivani. A pesquisa em Educação e as Transformações
do Conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento:
pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2006.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo:
Cultrix, 2003. |