Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 23 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1443
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Ciência e conhecimento científico. Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica em educação: relação entre o objeto de investigação científica, os referenciais teóricos e os métodos de investigação. Paradigmas modernos e contemporâneos de pesquisa em educação: princípios e pressupostos. Tipos de pesquisa científica. A pesquisa em educação, abordagens 76 qualitativas e quantitativas. Planejamento e desenvolvimento da pesquisa em educação. Estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa. Compreensão da atitude e do fazer científicos como inerentes ao ato de educar. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. Pesquisa participante: o saber da partilha. 2. ed. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2008. FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2001. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18.ed. São Paulo: Cortez, 2008 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Bookman; Artmed, 2009. SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pósmoderna. 5. reimp. Rio de Janeiro: Graal, 2010. FAZENDA, Ivani. A pesquisa em Educação e as Transformações do Conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2006. POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2003.
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
CMA1490 - TCC I
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa04.ufersa.edu.br.sigaa04 v4.11.3