Ementa/Descrição: |
EMENTA Estudo da concepção freireana de educação, de homem, de mundo,
de cultura e de alfabetização. Fundamentos e princípios que
explicitam sua concepção de realidade. Relação entre alfabetização
e conscientização. O significado do conhecimento e as implicações
da educação como prática da liberdade. A Teoria e a prática de
Paulo Freire no Brasil. Saberes necessários à prática educativa. A
práxis educativa em Freire.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação
Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores)
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o Método Paulo Freire.
74
São Paulo: Brasiliense, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 14.ed.
rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Recife:
Universidade de Recife, 1959.
_______. Política e Educação. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
(Coleção Questões da Nossa Época, 23).
______. Pedagogia do Oprimido. 50.ed. rev. e atual. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, Ana Lúcia. Pedagogia da Conscientização: um legado
de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2001.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das idéias pedagógicas
de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa-PB:
Ed. Universitária, 1997.
|