Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1442
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA CONCEPÇÃO FREIREANA DE EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Estudo da concepção freireana de educação, de homem, de mundo, de cultura e de alfabetização. Fundamentos e princípios que explicitam sua concepção de realidade. Relação entre alfabetização e conscientização. O significado do conhecimento e as implicações da educação como prática da liberdade. A Teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. Saberes necessários à prática educativa. A práxis educativa em Freire. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores) BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o Método Paulo Freire. 74 São Paulo: Brasiliense, 2005. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 14.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade de Recife, 1959. _______. Política e Educação. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa Época, 23). ______. Pedagogia do Oprimido. 50.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. FREITAS, Ana Lúcia. Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das idéias pedagógicas de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa-PB: Ed. Universitária, 1997.
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
CMA1459 - EDUCAÇÃO POPULAR E PEDAGOGIA SOCIAL NO BRASIL
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02 v4.11.3