Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 21 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1441
Nome: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Conceitos de fala e escrita. A língua escrita e língua falada. Noções gerais sobre gramática: histórica e descritiva; gramática normativa e gramática universal. Normas gramaticais da língua portuguesa: morfologia e sintaxe. Novo Acordo Ortográfico. O ato de ler (os níveis de leitura). Compreensão e produção de textos literários e não literários. Gêneros textuais. Elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BAZERMAN, Charles. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. DIONISIO, A P.; MACHADO, A R; BEZERRA, M. A (Org.) Gêneros Textuais & Ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. 72 MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOCCHESE, Joceline da Cunha. Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa: questões para além da escrita. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11.ed. São Paulo: Ática, 2006. FREIRE, Paulo Freire. A importância do ato de ler. 45.ed. São Paulo: Cortez, 2003. SOARES, Magda Becker. Aprender a escrever, ensinar e escrever. In: ZACOUR, E. (Org.). A magia da linguagem. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001. VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01 v4.11.3