Ementa/Descrição: |
EMENTA Conceitos de fala e escrita. A língua escrita e língua falada. Noções
gerais sobre gramática: histórica e descritiva; gramática normativa e
gramática universal. Normas gramaticais da língua portuguesa:
morfologia e sintaxe. Novo Acordo Ortográfico. O ato de ler (os
níveis de leitura). Compreensão e produção de textos literários e
não literários. Gêneros textuais. Elaboração e apresentação de
trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BAZERMAN, Charles. Gêneros Textuais, Tipificação e
Interação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
DIONISIO, A P.; MACHADO, A R; BEZERRA, M. A (Org.)
Gêneros Textuais & Ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
72
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19.ed. São Paulo:
Brasiliense, 1994.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BOCCHESE, Joceline da Cunha. Novo Acordo Ortográfico da
língua portuguesa: questões para além da escrita. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2009.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11.ed. São
Paulo: Ática, 2006.
FREIRE, Paulo Freire. A importância do ato de ler. 45.ed. São
Paulo: Cortez, 2003.
SOARES, Magda Becker. Aprender a escrever, ensinar e escrever.
In: ZACOUR, E. (Org.). A magia da linguagem. 2.ed. Rio de
Janeiro: DP&A: SEPE, 2001.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. 3.ed. São
Paulo: Martins Fontes, 2006. |