Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 21 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1440
Nome: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Concepções e objetivos da história da pedagogia e da educação. Pedagogia e educação na Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea. Interrelações da história da educação e sua importância para compreensão da realidade educacional contemporânea. A história das ideias pedagógicas nos diferentes tempos históricos e suas implicações para a pedagogia hoje. Instituições, práticas educativas e sistemas educacionais numa perspectiva histórica, destacando os pedagogos, as escolas mais importantes e sua contribuição para a educação atual. História da Educação: novas fontes e novos objetos. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo:UNESP, 1999. MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. 8.ed. São Paulo: Ática, 2006. LE GOFF, Jacques. História e memória. 4.ed. São Paulo: UNICAMP, 1996. LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 68 PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Tradução: Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
CMA1446 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( AAS0547 ) INATIVO 10/11/2017 09/07/2017
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01 v4.11.3