Ementa/Descrição: |
EMENTA Concepções e objetivos da história da pedagogia e da educação.
Pedagogia e educação na Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna
e Contemporânea. Interrelações da história da educação e sua
importância para compreensão da realidade educacional
contemporânea. A história das ideias pedagógicas nos diferentes
tempos históricos e suas implicações para a pedagogia hoje.
Instituições, práticas educativas e sistemas educacionais numa
perspectiva histórica, destacando os pedagogos, as escolas mais
importantes e sua contribuição para a educação atual. História da
Educação: novas fontes e novos objetos.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da
Pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna,
2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo:UNESP, 1999.
MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação: da
Antiguidade aos nossos dias. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. 8.ed. São
Paulo: Ática, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 4.ed. São Paulo:
UNICAMP, 1996.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira.
História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
68
PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade:
análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução
escolar no ocidente. Tradução: Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1994.
PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da Educação: de
Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
|