Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ANGICOS (11.01.23.19.09)
Código: CMA1438
Nome: FUNDAMENTOS SOCIOECONÔMICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: EMENTA Aspectos teóricos e empíricos dos fundamentos socioeconômicos e políticos da educação. As transformações técnicas e sociais da organização da produção capitalista e seus impactos na educação. A gerência científica. As transformações técnicas e sociais da organização da produção capitalista e seus impactos na educação. A Teoria do Capital Humano. A influência do atual desenvolvimento tecnológico na formação humana. O trabalho na sociedade do conhecimento. Neoliberalismo e educação. Qualidade e educação. A educação brasileira e o processo de globalização da economia. A cidadania na era da globalização. A globalização e as consequências humanas. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOBBIO, Noberto. Estado, Governo, Sociedade: por uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3.ed. Trad. de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. KUENZER, A. Z. et al. Trabalho e educação. 2.ed. Campinas: Papirus, 1994. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia. 4.ed. São Paulo: Cortez; Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2001. DEMO, Pedro. Pobreza política: a pobreza mais intensa da pobreza brasileira. Campinas, SP: Armazém do Ipê; Autores Associados, 2006. FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. Educação em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1996. SADER, E.; GENTILLI, Pablo. Pós-neoliberalismo, políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
CMA1448 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - ANGICOS - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim

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