Ementa/Descrição: |
EMENTA Aspectos teóricos e empíricos dos fundamentos socioeconômicos e
políticos da educação. As transformações técnicas e sociais da
organização da produção capitalista e seus impactos na educação. A
gerência científica. As transformações técnicas e sociais da
organização da produção capitalista e seus impactos na educação. A
Teoria do Capital Humano. A influência do atual desenvolvimento
tecnológico na formação humana. O trabalho na sociedade do
conhecimento. Neoliberalismo e educação. Qualidade e educação. A
educação brasileira e o processo de globalização da economia. A
cidadania na era da globalização. A globalização e as consequências
humanas.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BOBBIO, Noberto. Estado, Governo, Sociedade: por uma teoria
geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação
do trabalho no século XX. 3.ed. Trad. de Nathanael C. Caixeiro. Rio
de Janeiro: Guanabara, 1987.
KUENZER, A. Z. et al. Trabalho e educação. 2.ed. Campinas:
Papirus, 1994.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia. 4.ed. São Paulo:
Cortez; Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2001.
DEMO, Pedro. Pobreza política: a pobreza mais intensa da pobreza
brasileira. Campinas, SP: Armazém do Ipê; Autores Associados,
2006.
FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. Educação em tempos
incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real.
2.ed. São Paulo: Cortez, 1996.
SADER, E.; GENTILLI, Pablo. Pós-neoliberalismo, políticas
sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. |