Ementa/Descrição: |
Compreensão da pessoa como parte essencial da formação profissional, tendo em vista a aplicação de um modelo integral (visão integral do ser) e integrado (ações integradas) em saúde que contemple os aspectos físicos, psicológicos e sociais. O médico na relação médico-paciente (RMP), o paciente na RMP, a dinâmica da RMP e a entrevista médica. A RMP c/ o adolescente, adulto, idoso; O paciente terminal, o paciente suicida, o paciente poliqueixoso, o paciente somatizante, a concepção psicossomática. Abordagem de protocolos de segurança do paciente. Introdução à habilidade de comunicação com o paciente, comunicação verbal, gestual e comunicação com pessoas com deficiência melhorando a acessibilidade e vínculo. Teorias e Técnicas de Informação ao paciente e familiares. Princípios e estratégias do processo de educação e comunicação com o paciente/comunidade como estratégia de promoção de saúde. A capacidade de observação e comunicação dentro do modelo biopsicossocial. Reflexão e desenvolvimento das inteligências múltiplas. Introdução ao estudo de Libras. |