Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA (11.01.00.08.03.02.03)
Código: PMA0012
Nome: MATEMÁTICA E ATUALIDADE
Carga Horária Teórica: 120 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 120 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: . Esta disciplina tem seu foco na divulgação científica em Matemática. As atividades propostas buscam aproximar, transformar e unir os avanços científicos com o conhecimento matemático ensinado nas escolas. Através de ações especialmente planejadas, almeja-se evitar o efeito vitrine que coloca a Matemática e suas conexões como trabalho apenas de cientistas, incompreensível ao cidadão comum. Matemática e música. Sons. Compactação de arquivos de sons. Senhas usadas em bancos e na Internet. Códigos. A Geometria do globo terrestre. Funcionamento do GPS. A matemática dos códigos de barra. Aplicações de cônicas. Os logaritmos, escalas. Outros temas vinculados à inovações tecnológicas.
Referências: CARVALHO, P.C.P. , VELHO, L. , CICCONET, M., KRAKOWSKI. S . Métodos matemáticos e computacionais em música. VISGRAF IMPA, SBMAC 2009. ALVES. Alves. A Geometria do Globo Terrestre. PIC OBMEP, vol 6. MILLIES, F.P.. A Matemática dos Códigos de Barra. PIC OBMEP vol 6. COUTINHO, S. Criptografia. PIC OBMEP vol 7. Minicursos da Bienal da SBM Revista do Professor de Matemática

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02 v4.11.3