Ementa/Descrição: |
Objetivo geral Contribuir para a formação de estudantes críticos e produtores de conhecimentos sobre o sujeito surdo e o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para mediar o desenvolvimento da linguagem do surdo, numa perspectiva da abordagem sócio - educacional. Objetivos específicos Conhecer os elementos sócio, históricos e estruturais da constituição do sujeito surdo, sua cultura e suas identidades . Identificar a diversidade de políticas públicas, princípios, leis e concepções de educação para surdos. Compreender as especificidades dos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e conhecer o Bilinguismo - Abordagem Educacional para o ensino do surdo, o qual concebe a Língua Brasileira de Sinais; LIBRAS como língua materna e a Língua Portuguesa (modalidade escrita) como segunda língua Desenvolver habilidade de realizar diálogos e tradução de pequenos textos escritos da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais com a utilização do alfabeto manual (datilologia), nome e sinal, características de pessoas, numerais cardinais e ordinais, pronomes pessoais / demonstrativos / possessivos / interrogativos, verbos Analisar experiências em educação para surdos, considerando seus respectivos contextos, as premissas pedagógicas, o currículo, o sistema de avaliação, o fracasso escolar e a inclusão. Reconhecer-se como futuro profissional dessa conjuntura sócio - educacional. |