PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADLER LINCOLN SEVERIANO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADLER LINCOLN SEVERIANO DA SILVA
DATA : 22/04/2024
LOCAL: Híbrida: Sala de Aula do LASAP e Google Meet (meet.google.com/djw-vcog-skj)

ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA QUALIDADE DA ÁGUA E CAPACIDADE DE FITOEXTRAÇÃO DE MACRÓFITAS NO TRECHO URBANO DO RIO APODI-MOSSORÓ NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN.

corpo hídrico, monitoramento, contaminação, fitorremediação.

O crescimento da população humana, aumenta a demanda por recursos naturais e bens de consumo e produção. Como consequência, eleva-se a geração de resíduos sólidos e líquidos. A falta de tratamento e,ou disposição final adequado desses resíduos são fatores que contribuem para a degradação ambiental. Dessa forma, objetivou-se com o presente estudo avaliar a evolução espaço-temporal da qualidade da água e da capacidade de fitorremediação de macrófitas no trecho urbano do rio Apodi-Mossoró no município de Mossoró-RN, durante os períodos seco e chuvoso. As amostras de água e de macrófitas foram realizadas em seis pontos do trecho urbano do rio Apodi-Mossoró (Barragem de Genésio, Ponte do Alto da Conceição, Barragem do Centro, Canal da Ilha de Santa Luzia, Barragem das Barrocas e Ponte da Leste-Oeste), ao longo de oito campanhas nos anos 2022/2023 (26/07/22, 23/08/22, 20/09/22, 25/10/22, 03/12/22, 26/01/23, 26/02/23 e 10/04/23). Nas amostras de água foram caracterizados atributos físico-químicos e microbiológicos (pH, temperatura, condutividade elétrica-CE, oxigênio dissolvido-OD, sólidos totais-ST, sólidos dissolvidos totais-SDT, sólidos em suspensão totais-SST, cor aparente, turbidez, fósforo total- Ptotal, Nitrogênio total Kjeldahl-NTK, demanda química de oxigênio-DQO, demanda bioquímica de oxigênio-DBO5,20, K+, Ca2+, Mg2+, Cl- e coliformes termotolerantes-CT). Enquanto, no tecido vegetal das macrófitas foram determinados os somente elementos químicos, inclusive metais pesados: N, P, Na, K, Ca, Mg, Cu, Zn, Fe, Mn, Cd, Cr, Ni e Pb. Com os valores dos atributos físico-químicos e microbiológicos da água do rio realizou-se a cálculo e a classificação do Índice de Qualidade da Água proposto pela CETESB (IQACETESB). Já com resultados dos elementos químicos presentes no tecido vegetal das raízes e da parte aérea das macrófitas determinaram-se os fatores de translocação e bioacumulação da parte aérea. Os dados foram submetidos às análises estatísticas descritiva e multivarida. O IQACETESB variou consideravelmente, abrangendo todas as classificações, desde ótima até inadequada. Na Barragem de Genésio, localizado antes da área mais urbanizada, foi observada uma avaliação mais positiva da qualidade da água, com classificações IQACETESB variando de ótima a boa, independentemente da estação do ano. No entanto, os demais pontos apresentaram variações significativas, com destaque para a Barragem das Barrocas, que abrangeu todas as formas de classificação. No auge da estiagem, em dezembro/2022, este ponto alcançou seu pior momento, sendo classificado como péssimo. Os principais influenciadores do IQACETESB foram os atributos DBO5,20, NTK e Ptotal, variáveis fortemente associadas à atividade antrópica. A água do rio apresentou um teor elevado de sais, especialmente de Na+ e Ca2+, sendo classificada como salobra-classe 1 em todos os pontos avaliados na maior parte do ano, exceto durante o período chuvoso, quando foi doce-classe 2. Em relação aos fatores de translocação e bioacumulação da parte aérea das macrófitas, ocorreram variações significativas dependendo do tipo de elemento químico e do local de coleta. Foi observada uma relação entre a disponibilidade e absorção de certos elementos químicos (Na, Cu, Zn, Fe, Mn, Cd, Cr, Ni e Pb) pelas macrófitas, evidenciando uma considerável capacidade de bioacumulação para todos esses elementos. Notavelmente, Pb, Cr e Ni mostraram-se os mais suscetíveis à bioacumulação, enquanto Ni e Cu foram os mais propensos à translocação. As macrófitas Eichhornia crassipes e Nymphaea alba demonstraram a capacidade de bioacumular e translocar elementos químicos presentes na água do rio. Em locais críticos de eutrofização, houve um aumento acelerado no crescimento das macrófitas, equanto nos pontos mais afetados pela poluição difusa e pontual, as plantas aquáticas apresentaram maior vigor.

Presidente - 1753199 - RAFAEL OLIVEIRA BATISTA
Externo ao Programa - 2578617 - STEFESON BEZERRA DE MELO - UFERSAExterna ao Programa - 1072896 - TALITA DANTAS PEDROSA - UFERSAExterna à Instituição - ANNE GABRIELLA DIAS SANTOS CALDEIRA - UERN
Externa à Instituição - PAULA ROMYNE DE MORAIS CAVALCANTE NEITZKE - UFERSA
Notícia cadastrada em: 18/04/2024 08:41