PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DAMIÃO FERREIRA DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAMIÃO FERREIRA DA SILVA NETO
DATA : 22/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

FENOLOGIA, PRODUÇÃO E QUALIDADE DE SEMENTES DE VARIEDADES CRIOULAS E COMERCIAIS DE FEIJÃO E MILHO EM SISTEMA DE SEQUEIRO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.


PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura familiar. Viabilidades de sementes, Semiárido. Zea mays (L.). Sementes da paixão. Phaseolus vulgaris (L.)


PÁGINAS: 55
RESUMO:

As sementes crioulas são verdadeiros tesouros genéticos que não somente conservam suas características originais, mas também a tradição e costumes de um determinado povo. Embora compreendendo essas vertentes sociais e produtivas, ainda pouco se sabe sobre as sementes crioulas no quesito de suas eficiências produtivas em comparação as sementes de uso convencional. Portanto, como objetivo, esta pesquisa avalia a produção, fenologia e a qualidade fisiológica de sementes crioulas de milho e feijão cultivadas na Região Leste Potiguar. Para tanto, foram implantadas duas áreas, nos municípios de Macaíba/RN (feijão) e Ceará-mirim/RN (milho), sob distintas condições edafoclimáticas, A primeira fase se deu em avaliar a fenologia e a produção dos genótipos de feijão e milho, utilizando parâmetros como: Dias Para Floração, Dimensões das sementes e espigas, Porcentagem de abortamento de Flores, dentre outros. Para isso adotou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, arranjado em esquema fatorial: 8 tratamentos (variedades) com 4 repetições cada, 8 x 4 = 32 repetições. As sementes crioulas foram doadas por agricultores tradicionais de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Norte e as sementes convencionais foram doadas pela EMPARN. A segunda fase foi realizada em laboratório para avaliar germinação das sementes produzidas na primeira etapa, onde foram avaliadas variáveis como: Germinação, Plantas Anormais, Comprimento da Parte Aérea, Comprimento da Raiz, Massa Seca da Raiz e Massa Seca Total. O milho Pingoró demonstrou ser a variedade mais tardia dentre todas, chegando ao período de colheita somente ao 114º dia após o semeio da semente. A variedade de milho Metro Vermelho apresentou uma semente não só com o maior comprimento (10,61 mm), mas também com a maior espessura (4,59 mm) e largura (9,45 mm) dentre todas. A variedade de feijão Chico Joaquim foi a que apresentou maior ciclo, Porcentagem de Abortamento de Flores e Dias Para Floração. A maior taxa de germinação (99%) foi da variedade Riso do Ano. Em contrapartida, as variedades com as menores taxas de germinação foram, em ordem decrescente, Sempre Verde (87%), Paulistinha (89%) e Pingo de Ouro (91%). As variedades de milho Metro Vermelho e Pingoró, bem como as variedades de feijão Chico Joaquim e Sempre Verde obtiveram consideráveis resultados fenológicos e produtivos em comparação as sementes convencionais, sendo estes genótipos crioulos os mais recomendados para cultivo na região Leste Potiguar.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EMANOELA PEREIRA DE PAIVA - FAPERN
Presidente - 1546177 - MIGUEL FERREIRA NETO
Interno - ***.454.854-** - TAYD DAYVISON CUSTÓDIO PEIXOTO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 16:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02