PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSEANE BARBOSA ARAUJO

DISCENTE : JOSEANE BARBOSA ARAUJO
DATA : 23/02/2023
LOCAL: videoconferência (Google meet)

Qualidade de mudas de cultivares de maracujazeiro sob águas de salinidade crescente e ácido salicílico.

Passiflora edulis Sims; estresse salino; hormônio vegetal; fruticultura.

O maracujazeiro é uma frutífera de grande relevância econômica e social para o Brasil, de forma especial para a região Nordeste, que dispõe de condições edafoclimáticas favoráveis ao seu cultivo e, se destaca em termos de produção nacional, no entanto, o excesso de sais presente em grande parte dos reservatórios hídricos desta região pode afetar a exploração sustentável desta fruteira. Nesse sentido, o ácido salicílico tem sido utilizado como alternativa promissora na mitigação dos efeitos nocivos da salinidade da água. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a produção de mudas de cultivares de maracujazeiro irrigadas com água de distintas salinidades e concentrações de ácido salicílico, a partir de dois experimentos, sendo um com o maracujazeiro ‘BRS Gigante Amarelo’ e o outro com maracujazeiro ‘SCS 437 Catarina’, cujos experimentos foram conduzidos simultaneamente sob condições de ambiente protegido (telado) alocado na Universidade Federal Rural do Semiárido, Caraúbas–RN. Cada experimento foi instalado em delineamento experimental de blocos ao acaso e esquema fatorial 4 x 4, referentes a quatro níveis de condutividade elétrica da água–CEa (0,5; 1,4; 2,3 e 3,2 dS m-1) e quatro concentrações de ácido salicílico - AS (0; 1,5; 3,0; e 4,5 mM L-1), com quatro repetições, e uma planta por parcela. A condutividade elétrica da água de irrigação de até 3,2 dS m-1 não afeta o crescimento absoluto, a taxa fotossintética e o índice de qualidade de Dickson de mudas de maracujazeiro ‘BRS Gigante Amarelo’ e crescimento, fitomassa seca da folha, do caule, e total, e índice de qualidade de Dickson do maracujazeiro ‘SCS 437 Catarina’. A CEa a partir do valor médio 1,3 ds m-1 afeta a condutância estomática, transpiração, concentração interna de CO2 e a produção de fitomassa das plantas de mudas de maracujazeiro ‘BRS Gigante Amarelo’. A aplicação foliar de ácido salicílico não mitiga o efeito do estresse salino da água de irrigação na produção de mudas de maracujazeiro ‘BRS Gigante amarelo’, no entanto, a concentração média de 3,15 mM L-1 promove maior crescimento, produção de fitomassa e qualidade de mudas. A dose média de ácido salicílico de 3,3 mM L-1 favorece a morfofisiologia e qualidade de mudas de maracujazeiro ‘SCS 437 Catarina’. O ácido salicílico atenua o estresse salino sobre a produção de fitomassa fresca de folhas de maracujazeiro ‘SCS 437 Catarina’.

Externo à Instituição - IDELFONSO LEANDRO BEZERRA - UNIR
Externo à Instituição - LUDERLÂNDIO DE ANDRADE SILVA - UFCG