PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TAYD DAYVISON CUSTÓDIO PEIXOTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAYD DAYVISON CUSTÓDIO PEIXOTO
DATA : 18/01/2023
LOCAL: google meet

ECOFISIOLOGIA DE ANONÁCEAS E CUCURBITÁCEAS IRRIGADAS COM ÁGUA SALINA EM AMBIENTE PROTEGIDO

Semiárido. Estresse abiótico. Salinidade. Respostas fisiológicas. Fotossíntese.

As reservas mundiais de água com boa qualidade e em quantidade suficiente, necessária para suprir as demandas da população, estão reduzindo, assim como, existe um aumento da necessidade de produção de alimentos devido ao crescimento populacional que ocorre de forma exponencial. Diante disso, a irrigação possibilita o aumento da produtividade e a produção em períodos em que a agricultura de sequeiro não supri as necessidades hídricas das culturas, principalmente em regiões áridas e semiáridas, onde existe déficit hídrico anual e chuvas irregulares. Logo, o uso de todo tipo de água disponível, incluindo aquíferos salinos, é essencial para produtores na região semiárida do Nordeste do Brasil, visto que, a produção potencial de regiões semiáridas é limitada pela escassez de recursos hídricos. Os efeitos dos sais sobre as plantas podem causar grandes limitações, como déficit hídrico, toxidez provocada por íons e desequilíbrio nutricional, além disto, muitos processos fisiológicos e metabólicos são prejudicados. O ambiente protegido caracteriza-se pela vantagem de possibilitar o cultivo em épocas incomuns, sob irrigação, com a utilização de soluções nutritivas, de águas com elevado teores de sais e, o uso de efluentes. A família Annonaceae, possui grande representação no mundo com 120 gêneros e mais de 2.000 espécies. No país, estão registrados 29 gêneros, dentre estes cerca de 260 espécies, sendo as duas principais espécies de importância econômica, a pinha (Annona squamosa L.) e a graviola (Annona muricata L.). A família Cucurbitaceae abrange em torno de 120 gêneros e 960 espécies, incluindo culturas de expressivo valor econômico em muitos países tropicais, como o melão (Cucumis melo L.), a melancia (Citrullus lanatus) e a abobrinha (Cucurbita pepo L.). O uso de águas com elevado teor de sais aumenta a concentração dos sais solúveis no solo, afetando negativamente as plantas e promovendo alterações no metabolismo, crescimento, desenvolvimento e fisiologia das culturas. Objetivou-se desenvolver padrões ecofisiológicos para as culturas: pinha, graviola, melão, minimelancia e abobrinha, os quais irão auxiliar pesquisadores e produtores quanto às alterações fisiológicas, quando estas espécies são submetidas ao estresse salino. Portanto, os padrões elaborados revelam as alterações dos parâmetros ecofisiológicos que o estresse salino causa nestas culturas, sendo essenciais para estabelecer metas satisfatórios para a produção agrícola com água salina na região semiárida no Nordeste do Brasil.

Externa à Instituição - EMANOELA PEREIRA DE PAIVA - DOUTOR(A)
Presidente - 1085633 - FRANCISCO VANIES DA SILVA SA
Externo à Instituição - LUDERLÂNDIO DE ANDRADE SILVA - PESQUISADOR