PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LAIO ARIEL LEITE DE PAIVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIO ARIEL LEITE DE PAIVA
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Webconferência Google Meet

IMPACTO DO USO DO EFLUENTE DA AQUICULTURA E DILUIÇÕES EM ÁGUA DE POÇO NOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

Entupimento. Gotejadores. Reúso agrícola. Estatística Multivariada. Microscopia eletrônica de varredura. Filtros de discos.

A aquicultura é uma atividade econômica de relevância no cenário nacional, mas geradora de impactos ambientais que em sua maioria estão ligados ao efluente produzido. Uma alternativa para mitiga-los é o reúso agrícola, que tem como ferramenta mais eficiente a irrigação por gotejamento. Porém, a sua maior limitação é o entupimento de gotejadores. Neste contexto, objetivou-se com o presente trabalho estudar os efeitos de diluições de efluente da aquicultura (EA) em água de poço (AP) no desempenho de três modelos de gotejadores não autocompensantes e no filtro do sistema de irrigação por gotejamento com auxílio da estatística multivariada e da microscopia eletrônica de varredura (MEV). Para isso, foram montadas cinco bancadas experimentais, na área externa do Laboratório de Construções Rurais da Universidade Federal Rural do SemiÁrido campus Leste em Mossoró-RN, Brasil. Onde foram testadas cinco diluições de EA em AP (D1: 100% de EA; D2: 75% de EA + 25% de AP; D3: 50% de EA + 50% de AP; D4: 25% de EA + 75% de AP; e D5: 100% de AP), para averiguar a suscetibilidade ao entupimento de três tipos de emissores não autocompensantes: Netafim Super TyphoonST (1,6 L h-1), Netafim Streamline-SL (1,6 L h-1) e NaanDanJain TalDrip-NJ (1,7 L h-1) após 160 h de funcionamento. O experimento foi realizado nos meses de novembro e dezembro de 2021. A cada 80 h de operação foram quantificados os seguintes atributos nas diluições de EA em AP: pH, CE, Na+, Ca2+, Mg2+, CO32, HCO3-, sólidos suspensos totais (SST), sólidos dissolvidos totais (SDT), coliformes totais e termotolerantes (CT e CTT), Mn+, Fe+, S+, turbidez (tur), temperatura (T) e Índice de Saturação de Langelier (ISL). A análise de desempenho hidráulico foi realizada a cada 20 h de operação por meio dos seguintes indicadores: vazão (Q), vazão relativa (QR), redução da vazão relativa (RQR), e os coeficientes de uniformidade de distribuição (CUD), variação de vazão (CVQ) e uniformidade estatística (Us). Para o filtro de discos foi avaliada a eficiência de remoção de tur e SST, assim como, a variação da pressão a montante e a jusante, além da vazão a jusante do filtro durante um dia de funcionamento para cada bancada. As análises estatísticas realizadas foram a matriz de correlação, análise fatorial (AF), análise de componentes principais (ACP) e análise de agrupamento (AA), análise canônica (AC) e análise discriminante (AD). Após as 160 h de funcionamento foram retirados os gotejadores total ou parcialmente entupidos no final das linhas laterais para análise do biofilme formado empregando-se a MEV. As 160 h de operação foram suficientes para detectar entupimento nos três gotejadores operando com as diluições com maior fração do EA (D1, D2 e D3). O filtro de discos foi eficiente na remoção de tur e SST, da mesma forma que manteve uma variação de vazão reduzida ao longo do dia e uma redução de pressão de apenas 50 kPa para as D3, D4 e D5 no decorrer das 8 h diárias de funcionamento. A utilização da estatística multivariada como ferramenta para auxiliar na compreensão dos mecanismos de entupimento de gotejadores operando com diluições de EA em AP foi satisfatória. De acordo com as análises AF, ACP e AC, o gotejador mais sensível a esse tipo de água residuária foi o SL e o menos sensível o ST. A AA sinaliza que as diluições D2, D3 e D4 são semelhantes a 30% de dissimilaridade. A AD gerou uma função de classificação para cada gotejador com porcentagem de acerto de 100%. A MEV foi uma ferramenta de grande valia no entendimento dos processos de entupimento dos gotejadores ao mostrar a dimensão do entupimento no labirinto do emissor.

Externo à Instituição - DELFRAN BATISTA DOS SANTOS - CEFET/BA
Externo à Instituição - KETSON BRUNO DA SILVA - FACESA