PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CICERO LUIZ CAMARA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CICERO LUIZ CAMARA JUNIOR
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Webconferência Google Meet

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CULTURAS IRRIGADAS COM DOSES DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Resíduos líquidos. Reúso agrícola. Tecido vegetal. Macro e Micronutrientes.

A escassez hídrica e a poluição ambiental por resíduos líquidos que assolam o semiárido brasileiro, se configuram como problemas crescentes e potenciais. Entretanto, o tratamento e o manejo adequado dessas águas residuárias no próprio local de origem, especialmente o esgoto e o percolado de aterro sanitário, podem possibilitar o reúso vegetal para fins agrícolas, energéticos ou de proteção do solo contra erosão, em se tratando de células de aterros sanitários. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o estado nutricional das culturas pimenta malagueta (Capsicum L.), cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e capim elefante (Pennisetum purpureum) que receberam doses de resíduos líquidos, ao longo de seu ciclo, empregando-se a técnica de análise multivariada. Este trabalho foi conduzido em duas áreas experimentais utilizadas pela Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA). Na Área experimental 1, representada pelo projeto de Assentamento Rural Milagres, localizado na Chapada do Apodi em Apodi-RN foram realizados ensaios experimentais com a pimenta malagueta e cana-de-açúcar. Enquanto na área experimental 2 representada pela Unidade Experimental de Reúso de Água (UERA) instalada no Centro de Pesquisa em Aquicultura e Pesca Sustentável do Semi-Árido (CEPAS) da UFERSA campus Mossoró foram realizados os ensaios experimentais com capim elefante. Ambos os experimentos foram montados no Delineamento em Blocos Casualizados com cinco tratamentos e cinco repetições para análise do tecido vegetal. No experimento 1, os tratamento consistiram de cinco proporções de água residuária doméstica tratada (ART) e água de poço (AP): T1 - 100% de ART; T2 - 75% de ART e 25% de AP, T3 - 50% de ART e 50% de AP, T4 - 25% de ART e 75% de AP e T5 - 100% de AP-testemunha; já no experimento 2, os tratamentos receberam irrigação com água de poço (AP) obtida pela evapotranspiração da cultura (ETc) mais doses de percolado de aterro sanitário (PAS): T1 - 100 % da ETc com AP , T2 - 100 % da ETc com AP mais dose de PAS de 1 L m-2 ; T3 - 100 % da ETc com AP mais dose de PAS de 2 L m-2 ; T4 - 100 % da ETc com AP mais dose de PAS de 3 L m-2 e T5 - 100 % da ETc com AP mais dose de PAS de 4 L m-2. Ao final dos dois ensaios experimentais, amostras de folhas das culturas de pimenta malagueta, cana-de-açúcar e capim elefante foram coletadas e analisadas em relação aos atributos N, P, K, Ca, Mg, Fe, Mn e Zn. A partir desses dados, foi criada uma matriz de correlação, na sequencia realizaram-se análises dos componentes principais, análise de agrupamento e análise fatorial. No experimento 1, a aplicação das diluições de esgoto doméstico tratado em água de poço acarretou efeitos distintos na dinâmica de absorção de macro e micronutrientes e, posterior, armazenamento no tecido foliar; no caso da pimenta malagueta, o tratamento T3 apresentou comportamento similar à T5, enquanto na cana-de-açúcar essa afinidade ocorreu entre os tratamentos T2 e T5. Os nutrientes mais relevantes em T1 e T5 foram o N e Mn e o Mg e K, respectivamente, para a cultura da pimenta malagueta, enquanto na cana-de-açúcar os nutrientes mais relevantes foram P, Ca, Mg, Fe e Mn. A análise fatorial possibilitou a seleção de dois fatores, sendo que no caso da pimenta malagueta o primeiro fator teve maiores cargas fatoriais nos macronutrientes (N, P, Ca e Mg), enquanto no segundo fator essas cargas mais elevadas surgiram nos micronutrientes (Fe e Mn). Na cultura da cana-de-açúcar, as maiores cargas fatoriais ocorreram nos macro e micronutrientes dos dois fatores obtidos. No experimento 2, as diluições de percolado de aterro sanitário proporcionaram, também, diferentes efeitos na acumulação de macro e micronutrientes no tecido foliar do capim elefante, porém esse processo foi semelhante nos tratamentos T1 e T3. Os nutrientes foliares mais relevantes do capim elefante em T1, T3 e T5 foram o Fe, Mg e Mn e Mg, respectivamente. Os dois fatores obtidos tiveram as maiores cargas fatoriais nos macronutrientes e micronutrientes presentes no tecido foliar do capim elefante. O Zn mostrou pouca relevância quanto ao seu armazenamento no tecido foliar da pimenta malagueta, cana-de-açúcar e capim elefante.

Externa à Instituição - ANA BEATRIZ ALVES DE ARAÚJO - PESQUISADOR
Externa à Instituição - DANNIELY DE OLIVEIRA COSTA - PESQUISADOR