PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CIBELE GOUVEIA COSTA CHIANCA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIBELE GOUVEIA COSTA CHIANCA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Via Google Meet

QUALIDADE DA ÁGUA EM ÁREA DE BARRAGENS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR

aquífero aluvial, irrigação, salinidade, análise multivariada, variabilidade espacial

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

As barragens subterrâneas vêm sendo largamente implantadas no semiárido potiguar, com o objetivo de atenuar os efeitos provocados pela escassez hídrica. O objetivo desse estudo foi avaliar a qualidade da água proveniente dessas barragens, para fins de irrigação. Também se estudou a variabilidade espacial e temporal da sua condutividade elétrica, através do interpolador de ponderação do inverso da distância. As amostras foram coletadas, em barragens implantadas e finalizadas pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, no final do período seco do ano de 2018 e comparadas com as amostras obtidas no final do período chuvoso, no ano de 2019. Determinou-se a qualidade da água através da classificação do risco de salinização e sodificação do solo definidos pelo United State Salinity Laboratory e dos padrões de toxicidade de íons específicos e risco de obstrução de sistemas de irrigação localizada definidos pela Food and Agriculture Organization of United Nation. Para isso foram analisadas as variáveis: condutividade elétrica, potencial hidrogeniônico, sólidos em suspensão totais, sólidos dissolvidos totais, sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloreto, carbonato, bicarbonato, boro, cobre, enxofre, ferro, manganês, zinco, cromo, níquel cadmio e chumbo. As técnicas de análise multivariada ajudaram na identificação das variáveis que exercem maior influência na variação hidroquímica da água dessas barragens. Os resultados mostraram que as variáveis relacionadas a salinidade e a toxicidade de íons reduziam sua concentração após o período chuvoso, enquanto que os variáveis relacionadas à problemas de obstrução dos sistemas de irrigação localizada aumentavam. Com relação ao risco de salinidade e sodicidade do solo, a maioria das barragens foram classificadas como C2-S1. Supõe-se que a presença de aglomerados rurais sem esgotamento sanitário, a utilização de dejetos de animais com fertilizantes e decomposição de matéria orgânica devido ao cultivo de capim na área da barragem eleve os teores de salinidade das águas aluviais. A alcalinidade, a presença de algas e a concentração de íons ferro são as variáveis responsáveis pelos problemas de obstrução dos sistemas de irrigação localizada. As variáveis relacionadas a salinidade apresentam maior influência na variação hidroquímica da água das barragens, nos dois períodos estudados. A condutividade elétrica e os íons de cloreto apresentam a maior carga fatorial dessa salinidade. E por fim, as áreas que apresentavam maior condutividade elétrica no final do período seco, são similares às áreas de maior condutividade elétrica obtidas no final do período chuvoso.

Externo ao Programa - 1048410 - DANIELA DA COSTA LEITE COELHO
Externo à Instituição - KETSON BRUNO DA SILVA - PMA