PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PHÂMELLA KALLINY PEREIRA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PHÂMELLA KALLINY PEREIRA FARIAS
DATA: 26/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do LASAPSA - UFERSA Campus Leste
TÍTULO:

Artigo 1: Caracterização e classificação de solos em agroecossistemas do Sítio Poção, Martins

Artigo 2: Infiltração de água em agroecossistemas do Sítio Poção, Martins


PALAVRAS-CHAVES:

semi-árido, manejo sustentável, fatores de formação/matéria orgânica, manejo do solo, estrutura do solo, agregação


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Caracterização e classificação de solos em agroecossistemas do Sítio Poção, Martins
Resumo: O estudo da formação dos solos, bem como determinação das suas características morfológicas, químicas e físicas, influencia no potencial de uso do solo. Sendo assim, objetivo deste trabalho foi realizar a descrição morfológica e determinar os atributos físicos e químicos para a classificação pedológicas dos solos do Sítio Poção, localizado no município de Martins/RN, evidenciando os atributos mais sensíveis na diferenciação dos ambientes por meio da análise multivariada. A pesquisa foi realizada no Sítio Poção, localizado no município de Martins-RN, onde foram abertos 9 perfis para a realização da descrição morfológica e coleta de amostras para execução das análises físicas e químicas. Os solos foram classificados como: Neossolo Flúvico Ta Eutrófico típico; Cambissolo Háplico Ta Eutrófico típico; Luvissolo Crômico Órtico típico; Planossolo Háplico Eutrófico típico; Neossolo Litólico Chernossólico típico; Argissolo Vermelho-Amarelo Eutrófico típico e Neossolo Litólico Eutrófico típico. O preparo mínimo adotado nas áreas de estudo favoreceu a melhoria das. O material de origem, a posição na paisagem e as práticas conservacionistas, influenciam diretamente nos atributos mais sensíveis na diferenciação das classes de solo encontradas.

Infiltração de água em agroecossistemas do Sítio Poção, Martins
Resumo: A infiltração é o processo de entrada na água no solo por meio de sua superfície que é influenciado por diversos fatores como: características da precipitação, granulometria, estrutura e ação antrópica. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a infiltração de água no solo e estimar as taxas de infiltração em agroecossistemas e suas inter-relações com os atributos estruturais, químicos e físicos, evidenciando os atributos mais sensíveis na diferenciação dos ambientes por meio da análise multivariada. Foram realizadas análises físico-hídricas e carbono orgânico total em 6 agroecossistemas. A manutenção da matéria orgânica favoreceu a diminuição das densidades de solo e de partículas, assim como, proporcionou uma boa agregação do solo. Em todos os perfis, a velocidade de infiltração básica foi alta, sendo o Neossolo Litólico Chernossólico típico o que apresentou a maior infiltração acumulada. O carbono orgânico total, a fração silte e a velocidade de infiltração básica são os fatores que mais influenciam na distinção entre Luvissolo Crômico Órtico típico e Neossolo Litólico Chernossólico típico. Já a fração argila, grau de floculação e agregados estáveis em água contribuem para a diferenciação do Argissolo Vermelho-Amarelo Eutrófico típico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1851841 - JEANE CRUZ PORTELA
Externo ao Programa - 2361737 - JOSEANE DUNGA DA COSTA
Interno - 1753199 - RAFAEL OLIVEIRA BATISTA
Externo à Instituição - THAÍS CRISTINA DE SOUZA LOPES - null
Notícia cadastrada em: 25/07/2019 15:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01