PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISSON GADELHA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISSON GADELHA DE MEDEIROS
DATA: 03/05/2019
LOCAL: Audiório do Centro de Engenharias

Caracterização de resíduose investigação experimental para substituições parciais simultânea sem concretos sustentáveis

Avaliação do comportamento físico, mecânico e de durabilidade de concretos com misturas de resíduos do porcelanato e da scheelita

Palavras-chave: Pozolanicidade. Ajuste granulométrico. ANOVA. Absorção. Porosidade. Resistência à compressão.

Palavras-chave: Conectividade de poros. Rigidez à deformações. Resistência à cloreto. Efeito filler. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A indústria da construção civil utiliza em grande escala os recursos naturais para produção de cimento, na utilização como material aglomerante junto aos agregados em concretos. Tal processo causa diversos impactos ambientais que vão em sentido contrário às proposições e perspectivas da sustentabilidade. De modo igual, indústrias cerâmica e de mineração, na fabricação de seus produtos, geram diversos resíduos os quais podem ser acondicionados de forma inadequada e/ou irregular e serem danosos ao meio ambiente na potencialidade de contaminação do ar, de corpos d’água e do solo. Neste sentido, esta pesquisa investiga a produção de concretos sustentáveis com substituição parcial simultânea do cimento e da areia, respectivamente, por Resíduo do Polimento do Porcelanato (RPP) e Resíduo da Scheelita (RS). Para tanto, foram realizados ensaios físicos, químico, mineralógico e microestrutural do materiais e pozolanicidade dos resíduos. Na escolha do teores a serem aplicados à mistura dos concretos, foram utilizados dois critérios, o primeiro foi na fixação da quantidade de RS, através de uma simulação teórica no SOLVER do MS EXCEL com o uso da minimização do erro pelo Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), com objetivo de obter uma distribuição granulométrica mais ajustada do valores médios da zona ótima segundo a NBR 7211/2009. O segundo consistiu na produção de oito traços com o teor fixo de RS encontrado e variando a quantidade de RPP de 0 a 30%, para escolha do teor mais viável por ANOVA de um fator sobre as propriedades de absorção, porosidade e resistência à compressão. Ensaios no estado fresco também foram realizados: slump test e massa específica. Os resultados demonstram bons índices de pozolanicidade apenas para o RPP, melhor curva de ajuste com 81% de RS, diminuição da trabalhabilidade, da resistência à compressão, da absorção, da porosidade e aumento da massa específica com os concretos com resíduos em relação ao concreto convencional. Com relação a ANOVA, o teor de RPP mais viável foi de 15%.

Resumo

Resíduos cerâmicos e de mineração geram grandes volumes todos os anos. Com isso, são descartados milhões de toneladas de argila calcinada por Resíduo do Polimento do Porcelanato (RPP) ricos em sílica e Resíduo da Scheelita (RS) em cálcio. Na tentativa de se produzir concretos sustentáveis, diversas pesquisas têm utilizado esses resíduos de forma isolada em substituições parciais ou totais de matérias convencionais e obtido resultados consideráveis quanto as propriedades de concretos no estado fresco e endurecido nas idades de 7, 28 e 90 dias comparadas ao concreto convencional (REF). Neste sentido e na perspectiva da sustentabilidade, esta pesquisa avalia as propriedades de concreto com substituições parciais simultâneas de 15% do RPP e 81% do RS (T81/15) em relação à massa, respectivamente, do cimento e da areia. Para tanto, foram realizados ensaios físicos de porosidade, absorção total e por capilaridade; ensaios mecânicos de ultrassom, resistências à compressão e tração, de durabilidade por resistência penetração de íons cloreto e alcalinidade da solução dos poros do concreto, análises de DRX, FRX, MEV com EDS e de TG/DTG aos 212 dias. Os resultados demonstram que os resíduos influenciaram positivamente nos desempenhos físicos e de durabilidade para a mistura proposta, e que os ensaios de resistência não foram afetados em relação ao REF. Essas propriedades foram associadas e corroboradas com as análises de DRX, FRX e MEV, através da formação de uma rede amorfa de C-S-H por relação Ca/Si e cristalina de portlandita densa e compacta. A atividade pozolânica do T81/15 também pôde ser associada à TG/DTG por meio do consumo de C-S-H e, principalmente, de portlandita em picos exotérmicos entre temperaturas de 380 e 485 ºC relacionada ao uso do RPP. A mistura da areia com RS promoveu maior tortuosidade e compacidade à mistura.

Presidente - 1612008 - MARCELO TAVARES GURGEL
Externo ao Programa - 1778809 - MARILIA PEREIRA DE OLIVEIRA