PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANNIELY DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANNIELY DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: Sala de Aula do LASAPSA

UTILIZAçãO DE áGUA PRODUZIDA DO PETRóLEO NA PRODUçãO E CAPACIDADE DE FITOEXTRAçãO DA PALMA FORRAGEIRA (Nopalea cochenillifera (L.) Salm-Dick)

água residuária. Petróleo. Fitoremediação. Impactos. Planta. Solo

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A água é um recurso essencial para a sobrevivência dos seres vivos; no entanto, apresenta-se cada vez mais escasso. A reutilização de águas residuárias na produção de forragem surge como uma importante fonte hídrica aternativa, principalmente em regiões que se caracterizam por elevada escassez hídrica e adversidades climáticas, como é o caso do semiárido brasileiro.O presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos de diluições de água produzida tratada no cultivo da palma forrageira (Nopaleacochenillifera (L.) Salm-Dick) e nas características químicas do solo.Para isso, montou-se uma área experimental em casa de vegetação, no Departamento de Ciências Agrárias e Florestais do Centro de Ciência Agrárias da Universidade Federal Rural do Semi-árido. O experimento foi montado no delineamento em blocos casualizados (DBC) com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos avaliados foram T1 - 100% de água de abastecimento (AA), T2 - 75% de AA e 25% de água produzida tratada (AP), T3 - 50% de AA e 50% de AP, T4 - 25% de AA e 75% de AP e T5 - 100% de AP. Para a implantação do experimento foram utilizados vasos de 20 L preenchidos com brita (nº 1)cobrindo a base dos mesmos, e com solo (Argissolo) da Fazenda Experimental Rafael Fernandes. Durante o período experimental, realizou-se a caracterização química da água produzida tratada e da água de abastecimento. Aos 240 dias após o plantio (DAP) foram avaliadas as características químicas do solo. Para a produtividade, características agronômicas, acúmulo de nutrientes nos cladódios e nas raízes, fatores de translocação e bioacumulação, analisou-se os efeitos dos tratamentos. Os dados foram submetidos à análise de variância, testes de média e contrastes ortogonais. O cultivo de palma forrageira irrigada com água produzida tratada mostrou-se viável. Em relação aos atributos físico-químicos do solo, os valores de Na+, Ca2+, Mg2+ e PST foram influenciados, significativamente, pelas aplicações de água produzida tratada diluída; entretanto, ocorreu aumento significativo com as diluições apenas para os teores de Mg2+. Não ocorreu efeito negativo causado pela água produzida tratada nas características produtivas e morfométricas da cultura. O tratamento T3 (50% de água de abastecimento e 50% de água produzida tratada), apesar de não diferir estatisticamente dos demais tratamentos, promoveu altura das plantas e espessura dos cladódios superiores, além de elevações nas produções de matéria verde e matéria seca.A palma forrageira apresentou eficiência na translocação de K, Ca, Mg, Mn, Zn, Ni, Cd e Pb da raiz para a parte aérea, e na bioacumulação de todos os nutrientes analisados em seus tecidos (raízes e cladódios), sendo o acúmulo de K, Fe, Mn e Cu mais expressivo. Buscando aprimorar os conhecimentos sobre o uso sustentável da água produzida para fins agrícolas, são necessários estudos complementares sobre os efeitos dos hidrocarbonetos, fenóis e outros metais pesados no sistema solo-planta.

Externo ao Programa - 1166949 - ALEX PINHEIRO FEITOSA
Externo à Instituição - ANNE GABRIELLA DIAS SANTOS - UERN
Externo à Instituição - FABRÍCIA GRATYELLI BEZERRA COSTA FERNANDES - NENHUMA
Externo ao Programa - 040.090.214-11 - KALINE DANTAS TRAVASSOS - NENHUMA