PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSEANE DUNGA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANE DUNGA DA COSTA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Sala de Aula do LASAPSA

CARACTERIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E APTIDÃO AGRÍCOLA DE SOLOS EM PROJETO DE ASSENTAMENTO NA CHAPADA DO APODI, RN

Processos pedogenéticos. Calcário Jandaíra. Potencial das terras. Planejamento agroambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A exploração agropecuária desordenada promove alterações no espaço rural da microrregião da Chapada do Apodi, relacionadas à ausência de adoção de técnicas adequadas às condições locais, quanto ao uso intensivo do solo e ausência de cobertura. Dessa forma, o uso das terras conforme a sua aptidão, é o princípio básico da conservação do solo e da água. Com base nisso, o objetivo geral deste trabalho foi caracterizar, classificar e avaliar a aptidão agrícola de solos em Projeto de Assentamento na Chapada do Apodi, RN, apontando os fatores limitantes e potencialidades, a fim de buscar o seu planejamento agroambiental. A pesquisa foi realizada no Projeto de Assentamento Terra da Esperança, situado no município de Governador Dix-Sept Rosado no Rio Grande do Norte. Foi feito um levantamento do meio físico, que recobre a área de estudo, incluindo fatores ambientais como solo, clima, relevo, vegetação, hidrologia, abertura de dez perfis de solos representativos, descrição morfológica, coleta de amostras deformadas e indeformadas para análises físicas e estruturais e químicas do solo, classificação pedológica georreferenciada, além de ensaios de campo de infiltração e resistência mecânica à penetração. Os dados dos atributos foram expressos pela média de três repetições por horizonte, e submetidos à análise estatística multivariada para detecção dos atributos mais sensíveis na distinção dos ambientes. As classes de solos encontradas foram: Cambissolos Háplicos (Carbonático vertissólico – P1, Carbonático típico – P2 e P3, Ta Eutrófico típico – P6, P7 e P10, Ta Eutrófico vertissólico – P9), Argissolo Vermelho Distrófico latossólico – P4, Chernossolo Rêndzico Órtico saprolítico – P5 e Neossolo Flúvico Ta Eutrófico típico – P8. O material de origem contribuiu para presença de horizonte cálcico nos perfis 1, 2, 3 e 4 dos Cambissolos e Chernossolo. O Argissolo foi o único a apresentar reação ácida, saturação por alumínio e baixa saturação por bases e capacidade de troca catiônica a pH 7,0, formando horizontes com limitações químicas, em função do caráter latossólico. Os atributos mais sensíveis na distinção das classes de solos encontradas estão ligados ao material de origem, o qual influenciou diretamente às características físicas (teores de silte e argila) e químicas (acidez, salinidade, disponibilidade de nutrientes e atividade da argila) dos solos. Os atributos físicos estruturais dos Cambissolos Háplicos, em geral, foram mantidos em relação à condição atual da mata nativa, mesmo sob diferentes usos e manejos do solo, apesar, dos solos sob uso das áreas de Mata Nativa 1, de Manejo Convencional e Agroecológica denotarem naturalmente fragilidade na estabilidade de agregados e grau de floculação, principalmente em razão da predominância da fração areia. A avaliação da aptidão agrícola revelou que as terras do Projeto de Assentamento Terra de Esperança possuem elevada potencialidade agrícola, favorecida, sobretudo pelas boas condições de solo e relevo, diferindo apenas para o nível de manejo A (primitivo) e o Cambissolo Háplico da área do P1, como regular. As principais limitações estão relacionadas à fixação do fósforo, deficiência de água e impedimento à mecanização quanto à profundidade efetiva do solo, porém os Cambissolos Háplicos nas áreas dos perfis 2 e 10, foram os que apresentaram menores limitações quanto ao seu uso agrícola (lavoura). Como também há indicação para atividade menos intensiva, como pastagem natural para o Chernossolo Rêndzico (P5) e Cambissolo Háplico (P6); ficando o Neossolo Flúvico (P8) como área de preservação da flora e fauna, por restrição legislativa, tratando-se de uma área de preservação permanente definida pelo INCRA.

Externo à Instituição - ANA KALINE DA COSTA FERREIRA - UFERSA
Interno - 1615325 - CAROLINA MALALA MARTINS SOUZA