PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ITALO SORAC RAFAEL DE QUEIROZ

DISCENTE: ITALO SORAC RAFAEL DE QUEIROZ
DATA: 20/04/2016
LOCAL: SALA DE AULA – LASAP/SOLOS

CULTIVO DO MELOEIRO EM SISTEMA SEMI-HIDRPÔNICO SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE POTÁSSIO NA SOLUÇÃO NUTRITIVA

Cucumis melo L. Nutrição de plantas. Cultivo sem solo

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo

A cultura do meloeiro mostra-se rentável e de rápido retorno econômico. No nordeste brasileiro, principal região produtora e exportadora de melão, a produtividade pode ultrapassar as 40 toneladas por hectare. No melão, o potássio afeta a concentração de açúcares e relacionam o nutriente com a maturação e a qualidade do fruto. O cultivo semi-hidropônicos é uma alternativa para o cultivo do meloeiro, que permite eficiência na produção e no consumo hídrico, resultados de qualidade do fruto favoráveis. Este trabalho teve como objetivo de avaliar o crescimento, a produção e a qualidade pós-colheita do melão Gália (Cucumis melo L., cultivar "Babilonia RZ F1-Hybrid”), cultivado em sistema semi-hidropônico sob diferentes doses de potássio na solução nutritiva. A pesquisa foi realizada em casa de vegetação, no Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, no período de outubro a dezembro de 2015. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos, aleatorizados em cinco blocos, totalizando 25 parcelas experimentais, com seis plantas por parcela, totalizando 150 plantas. Foram avaliados os efeito de cinco concentrações de potássio na solução nutritiva (50,75, 100, 125 e 150% do quantitativo de nutrientes na solução 50% proposto por Furlani para o cultivo de melão). Durante o experimento foram analisadas as variáveis: altura de plantas; diâmetro da haste; número de folhas, peso do fruto, diâmetro transversal e longitudinal, cavidade interna transversal e longitudinal, espessura de casca e polpa, sólidos solúveis, acidez total titulável, pH, açúcares totais e relação de maturação dos frutos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e comparação de médias pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. A variação da concentração de potássio influenciou o comportamento das variáveis de crescimento, produção e pós-colheita. A concentração de 100% de potássio proporcionou maior incremento no peso dos frutos, produtividade e espessura de polpa e, ainda resultados relevantes para acidez titulável, açucares e aos sólidos solúveis.

Externo à Instituição - ADRIANA ARAÚJO DINIZ - UFERSA
Presidente - 1505717 - NILDO DA SILVA DIAS