PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES
DATA: 04/03/2016
LOCAL: Sala 19 do prédio da PROPPG

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO COM ÁGUA RESIDUÁRIA PRIMÁRIA DA INDÚSTRIA DE LATÍCINIOS OPERANDO EM ESCALA LABORATORIAL

Reuso efluente lácteo, emissores, irrigação

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo

O problema da crise hídrica está, diretamente, relacionado com fatores como aumento da população, aumento da demanda por água, variações climáticas e deterioração dos recursos existentes. No semiárido nordestino as características predominantes de índice pluviométrico reduzido, temperatura elevada e alta taxa evaporativa, tornam a escassez de água, por longos períodos do ano, cada vez mais recorrente. Os efluentes líquidos das indústrias de laticínios apresentam potencial para uso agrícola, devido ao aporte de nutrientes. No entanto, esta prática envolve questões relacionadas à viabilidade técnica, inerente ao método de irrigação adotado, onde o entupimento dos emissores se torna a maior vulnerabilidade, mas que pode ser atenuada com a técnica da diluição em água. Diante do exposto, o trabalho objetivou analisar o desempenho hidráulico de unidades gotejadoras aplicando diluições de água residuária de laticínios (ARL) e água de abastecimento público (AA). Para isso, montou-se uma bancada experimental, , no Laboratório de Poluição e Degradação do Solo (LPDS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) câmpus Mossoró-RN, constituída de quatro unidades gotejadoras operando com diluições de ARL em AA (1A0E - somente aplicação de AA; 1A1E - uma parte de ARL diluída em uma parte de AA; 2A1E - uma parte de ARL diluída em duas partes de AA; e 3A1E - uma parte de ARL diluída em três partes de AA) e de cinco tipos de gotejadores (G1 - 1,60 L h-1; G2 - 2,00 L h-1; G3 - 2,00 L h-1; G4 - 1,70 L h-1; e G5 - 1,60 L h-1). O desempenho hidráulico das unidades gotejadoras foi obtido a cada 40 h de operação com as diluições de ARL em AA, durante 200 h no período de 20/10 de 2014 a 10/04 de 2015, utilizando-se os indicadores: vazão de gotejadores (Q), coeficiente de variação de vazão (CVQ), coeficiente de uniformidade estatístico (Us), coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD) e redução da vazão relativa (Dra). Paralelamente, quantificaram os atributos físico-químicos e microbiológicos das diluições de ARL em AA, ocasionadores de obstrução em gotejadores. Ao final dos ensaios experimentais, amostras dos emissores com bioincrustação foram submetidas a registros fotográficos e análises por microscopia óptica e eletrônica de varredura (MEV). Os dados foram submetidos às análises de regressão simples e múltipla e teste de correlações paramétricas de Pearson. Dentre as características físico-químicas e microbiológicas do efluente de laticínios, os valores de sólidos suspensos (SS), sólidos dissolvidos (SD), pH e ferro total (Fe) representaram risco de obstrução de gotejadores que variam de moderado a alto. As características SS, SD, pH e Fe predominaram nas equações de regressão lineares múltiplas ajustadas às variáveis de desempenho hidráulico, para as combinações entre tipos de gotejadores e níveis de diluição do efluente de laticínios em água de abastecimento público. O entupimento parcial e total dos gotejadores testados teve como causa principal a formação de um biofilme resultante da interação dos agentes físico-químicos e biológicos presentes nas diluições de efluente de laticínios em água de abastecimento público, afetando, dessa forma o desempenho hidráulico do sistema. Os indicadores de desempenho hidráulico Q, CUD, CVQ e Us expressaram satisfatoriamente os níveis de obstrução de gotejadores, enquanto o Dra subestimou os riscos de obstrução acarretado pelo efluente de laticínios. A maior suscetibilidade ao entupimento ocorreu no gotejador G2, operando nas diluições 1A1E e 3A1E. Por outro lado, o gotejador G5 se mostrou menos suscetível ao entupimento operando na diluição 2A1E. O filtro de tela proporcionou boa remoção de SS com tamanho iguais ou superiores a 130 µm.

Externo à Instituição - FREDERICO CAMPOS PEREIRA - NENHUMA
Interno - 1608098 - LUIS CESAR DE AQUINO LEMOS FILHO