PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIULLIANA MAIRANA MORAIS DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIULLIANA MAIRANA MORAIS DE SOUSA
DATA: 26/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 19 do prédio da PROPPG
TÍTULO:

Artigo 1: BALANÇO DE ENERGIA E EVAPOTRANSPIRAÇÃO DO MELOEIRO IRRIGADO, EM MOSSORÓ-RN


Artigo 2: EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTE DE CULTURA PARA O MELOEIRO IRRIGADO NA REGIÃO DE MOSSORÓ/RN

 


PALAVRAS-CHAVES:

Cucumis Mello L; razão de bowen; necessidade hídrica.



PÁGINAS: 16
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Artigo 1: 

O método micrometeorológico do Balanço de Energia pela Razão de Bowen (BERB) tem sido bastante usado para estimar a evapotranspiração da cultura (ETc) de diferentes sistemas solo/vegetação em diferentes condições climáticas, incluindo o semiárido brasileiro. O balanço de energia explica o destino dado à fração de energia disponível para o sistema. O objetivo do trabalho foi analisar o comportamento sazonal dos fluxos de energia e das partições do balanço de energia, além da ETc da cultura do melão (Cucumis Mello L.)  em condições irrigadas. O estudo foi realizado em duas áreas de produção comercial de melão para exportação, em Mossoró/RN, e conduzido em duas épocas da safra de 2012. Os componentes do balanço de energia e a ETc foram determinados utilizando o método BERB. O saldo de radiação (Rn) e o fluxo de calor (G) foram medidos diretamente e os valores do fluxo de calor latente () e do fluxo de calor sensível () foram derivados a partir da equação do balanço de energia e do conceito de razão de Bowen. Observou-se que os valores de LE/Rn foram superiores a 60%, G/Rn foi em média 11% e a média H/Rn foi de 21%. A ETc variou de 264,79 a 362,19 mm.


Artigo 2: 

A irrigação, no nordeste brasileiro, apresenta-se como uma saída para superar a escassez de água e permitir ganhos na produção das culturas. As estimativas da evapotranspiração da cultura (ETc) contribuem minimizando o desperdício através do manejo eficiente de irrigação. A pesquisa teve como objetivo determinar a necessidade hídrica do meloeiro (Cucumis melo L.) irrigado no semiárido do Rio Grande do Norte, utilizando o método do Balanço de Energia com base na razão de Bowen (BERB) para definir os valores de ETc  e a curva do Coeficiente de cultura (Kc). O estudo foi realizado na zona rural do município de Mossoró/RN, durante o ano de 2012. A ETc foi estimada a partir do fluxo de calor latente (LE), obtido através do método BERB. Os quatro estágios de desenvolvimento da cultura foram identificados para a construção das curvas do Kc. Indicadores de desempenho do método foram aplicados. A ETc para todo o ciclo da cultura do meloeiro, considerando as duas áreas, variou de 264,79 mm a 362,19 mm. Os coeficientes de cultivo gerados pelo método BERB variaram, para o estádio inicial de 0,27 a 0,32; para o estádio médio de 0,84 a 0,89 e para o estádio final de 0,56 a 0,66.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BERGSON GUEDES BEZERRA - UFRN
Presidente - 396313 - JOSE ESPINOLA SOBRINHO
Externo ao Programa - 2356440 - SAULO TASSO ARAUJO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/02/2016 16:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02