PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES
DATA: 19/11/2015
LOCAL: SALA DE AULA DO PRÉDIO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA

Revisão de literatura sobre o projeto de pesquisa intitulado “AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO COM ÁGUA RESIDUÁRIA DA INDÚSTRIA DE LATÍCINIOS”

Laticínios, reuso, irrigação, gotejadores

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo

O problema da crise hídrica é está diretamente relacionada com fatores como aumento da população, aumento da demanda, variações climáticas e deterioração dos recursos existentes. Na região do semiárido, no nordeste do Brasil as características predominantes são baixos índices pluviométricos, temperaturas elevadas e altas taxas de evaporação, agravando a escassez de água por longos períodos do ano. O uso de águas residuárias para fins agrícolas tem surgido como ferramenta eficaz minimizando os efeitos da escassez e conflitos pelos usos múltiplos da água, podendo servir como ferramenta estratégica na gestão de recursos hídricos. No entanto, esta prática envolve questões relacionadas à viabilidade técnica e sócio-econômica e limitação de uso sob métodos e sistemas de irrigação. Efluentes da indústria alimentícia, devido as suas características de maior aporte de nutrientes, possuem maior potencial de uso na agricultura. Os efluentes líquidos das indústrias de laticínios, por exemplo, representam um setor agroindustrial de elevado potencial gerador de águas residuárias com potencial para uso agrícola. Entretanto, para que isso possa se tornar prática viável é preciso aperfeiçoar as técnicas de tratamento, aplicação e manejo de águas residuárias de lacticínios. A partir da pesquisa realizada e a constatação que as informações sobre o desempenho hidráulico de gotejadores que operam com efluentes de laticínios são incipientes tanto no Brasil como no mundo, motivam o desenvolvimento de estudos  nesta área. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo pesquisar sobre trabalhos envolvendo avaliação de desempenho hidráulico de gotejadores utilizando águas residuárias de baixa qualidade, com destaque aos efluentes oriundos da indústria de laticínios, bem como a relação entre as características físico-químicas e microbiológicas do efluente e o processo de obstrução.

Presidente - 1753199 - RAFAEL OLIVEIRA BATISTA
Interno - 1608098 - LUIS CESAR DE AQUINO LEMOS FILHO
Externo ao Programa - 1622769 - SOLANGE APARECIDA GOULARTE DOMBROSKI
Notícia cadastrada em: 03/11/2015 09:37