PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KETSON BRUNO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KETSON BRUNO DA SILVA
DATA: 20/08/2014
HORA: 08:00
LOCAL: Prédio de Construções Rurais e Ambiência
TÍTULO:

Revisão bibliográfica sobre o Projeto "Eficácia do tratamento biológico na prevenção do entupimento de gotejadores aplicando água residuária municipal tratada"


PALAVRAS-CHAVES:

reuso, emissores, desobstrução, tecnologia limpa


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O reuso de água é uma alternativa para minimização da poluição ambiental e da escassez hídrica no Semiárido Nordestino. No entanto, as águas residuárias acarretam a redução da eficiência dos sistemas de irrigação por gotejamento, devido ao problema da obstrução por biofilme. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou analisar o efeito do tratamento biológico na prevenção do entupimento de gotejadores aplicando água residuária municipal tratada. Para isso, será montada uma bancada experimental dotada de quatro unidades de irrigação por gotejamento compostas por conjunto motobomba, hidrômetro, filtro de tela, injetor de fertilizantes, manômetros, linhas de derivação e linhas laterais dotadas de três tipos de gotejadores. O tratamento biológico de prevenção da obstrução nos gotejadores será realizado a cada 100 horas de operação das unidades de irrigação utilizando o produto comercial MaxBio nas seguintes dosagens: a) Tratamento T1: 0 mg L-1 de MaxBio; b) Tratamento T2: 5 mg L-1 de MaxBio; c) Tratamento T3: 10 mg L-1 de MaxBio; e d) Tratamento T4: 15 mg L-1 de MaxBio. O experimento será montado em esquema de parcelas subsubdivididas, tendo nas parcelas as dosagens do produto MaxBio (0, 5, 10 e 15 mg L-1), nas subparcelas os modelos de gotejadores (G1, G2 e G3) e nas subparcelas os tempos das avaliações (0 , 100, 200, 300, 400, 500, 600, 700 e 800 horas), no delineamento inteiramente casualizado com três repetições. Os dados serão submetidos às análises de variância. As médias serão comparadas utilizando-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os modelos de regressão serão escolhidos com base na significância dos coeficientes de regressão, aplicando-se o teste t num nível de até 10% no coeficiente de determinação e no processo em estudo. Com os resultados obtidos, pretende-se apontar o principal agente ocasionador de obstrução de gotejadores que operam com água residuária municipal tratada. Obter redução significativa tanto da vazão e quanto da uniformidade de aplicação de efluente na unidade de irrigação controle (T1). Enquanto, as unidades de irrigação submetidas às dosagens do produto Maxbio de 5, 10 e 15 mg L-1 apresentem valores de vazão e uniformidade de aplicação de efluente dentro dos limites aceitáveis para alta eficiência do sistema de aplicação. Selecionar a dosagem do produto Maxbio mais viável para prevenir a obstrução de gotejadores em unidades de irrigação abastecidas com água residuária municipal tratada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1612510 - PAULO CESAR MOURA DA SILVA
Presidente - 1753199 - RAFAEL OLIVEIRA BATISTA
Externo à Instituição - SANDRA MARIA CAMPOS ALVES - UnP
Notícia cadastrada em: 21/07/2014 13:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02