PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ CLÁUDIO DA SILVA

DISCENTE : JOSÉ CLÁUDIO DA SILVA
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Remota

O EXCEL COMO FERRAMENTA PARA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES POR ESCALONAMENTO

Sistemas de equações lineares, Excel, Matemática.

O estudo e a compreensão dos sistemas de equações lineares desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades matemáticas e na resolução de problemas do mundo real. Neste sentido, é importante ressaltar que os estudantes são expostos a conceitos-chave, como a interpretação geométrica de soluções, métodos de resolução algébrica e aplicações em diversas áreas do conhecimento. Dominar esse conteúdo não apenas aprimora a capacidade analítica e de raciocínio lógico, mas também fornece ferramentas essenciais para enfrentar desafios complexos, estimulando a criatividade na resolução de problemas e preparando os alunos para campos profissionais que exigem habilidades em sistemas de equações lineares. Para fortalecer o ensino desse tema, o presente trabalho apresenta a criação da Calculadora de Sistemas Lineares no Excel (CSLE) e a implementação de uma sequência didática que representam uma abordagem inovadora e prática para enriquecer o ensino desses conceitos. Essa ferramenta proporciona aos alunos uma maneira interativa de explorar e compreender os sistemas de equações lineares, permitindo uma visualização dinâmica das soluções e estimulando o aprendizado ativo. Além disso, a análise de dados sobre a aceitação da CSLE revela insights valiosos sobre a eficácia dessa abordagem, oferecendo informações sobre a receptividade dos alunos, suas dificuldades e os benefícios percebidos ao utilizar essa ferramenta. Essa iniciativa não só fortalece o entendimento conceitual, mas também possibilita uma avaliação mais ampla e detalhada do processo de aprendizagem, contribuindo para o aprimoramento contínuo das estratégias de ensino-aprendizagem em matemática.

Externo à Instituição - João Francisco da Silva Filho
Presidente - 1766388 - ANTONIA JOCIVANIA PINHEIRO